Em celebração ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, neste domingo, 21/1, uma ação de sensibilização especial no centro histórico da cidade.
Ao longo de toda a manhã, equipes da secretaria estiveram presentes na tradicional Feirinha de Artesanato da avenida Eduardo Ribeira, distribuindo material informativo e orientando a população quanto aos canais de denúncia para o enfrentamento da violação de direitos humanos na capital amazonense.
“No Brasil, o Estado reconhece todas crenças e religiões, instituindo na Constituição Federal respeito a todas as manifestações de fé. Neste sentido, e com o propósito de intensificar a campanha da cultura de paz, a Semasc trabalha junto à população, para que não só se cumpra a legislação, mas também possamos combater a intolerância religiosa e garantir a laicidade do Estado”, destacou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.
O comerciante Raimundo Rocha, 59, apreciou a iniciativa da gestão municipal e decidiu também se engajar no combate à intolerância religiosa. “Venho de uma família muito católica e, por vezes, acabo presenciando alguns comportamentos um tanto preconceituosos de familiares e até de amigos. Da mesma forma que não concordo com esses comportamentos, também não concordo quando outras pessoas atacam nossa fé, é tudo uma questão de respeito mútuo e harmonia. Peguei muitos panfletinhos e eu mesmo distribuirei na rua da minha casa”, afirmou.
Canais de denúncia
Para denúncias relativas à violação de direitos, entre em contato com o Disque Direitos Humanos por meio do número 0800 092 6644 ou disque 100.
Por Guilherme Pacheco / Semasc
Fotos: Diego Lima / Semasc