Um grupo de aproximadamente 25 profissionais de administração esteve na Suframa, na manhã desta quarta-feira (10), para realizar uma visita técnica à sede da Autarquia. A ação fez parte da programação do “Encontro Regional de Profissionais de Administração da Região Norte”, o ERPA Norte, que é realizado durante dois dias e prossegue até esta quinta-feira (11), no Centro Cultural Palácio Rio Negro, inclusive com a participação de servidores da própria Suframa, que hoje atuam na área dentro da instituição.
O ERPA Norte 2023 é organizado pelo Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA) e CRAs da Região Norte, com o objetivo de debater os caminhos da profissão na região amazônica. O tema deste não é: “Oportunidades e Desafios para o Profissional de Administração da Região Norte.
Na Suframa, os administradores foram recebidos pelo superintendente Bosco Saraiva e equipe técnica, onde obtiveram informações importantes sobre a estrutura e o novo momento de inserção da política de desenvolvimento da Zona Franca de Manaus (ZFM) dentro do projeto de neoindustrialização proposto pelo governo federal.
O superintendente também fez questão de destacar aos visitantes a luta pela retomada da indústria e do comércio, após um período conturbado na economia nacional, e ressaltou a consequente necessidade de geração emprego e renda, principalmente para as populações mais necessitadas.
Em meio à explanação, outro assunto destacado foi a assinatura do decreto presidencial, efetuada no último dia 3, que dá personalidade jurídica ao Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), assim como a expectativa pela formalização do contrato entre o Centro e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Serviços (MDIC), que irá permitir a gestão individualizada da instituição, prevista para ocorrer até julho deste ano.
“Nós estamos, de fato, muito energizados e esperançosos de que a gente possa realmente vencer o tempo perdido. Quis Deus que a gente pudesse, já na semana próxima passada, em poucos dias à frente da administração da Suframa, estabelecer um marco histórico para a nossa região como um todo, com a assinatura do decreto pelo presidente Lula, que permitiu ao CBA alçar voo com personalidade jurídica própria”, destacou Bosco Saraiva.
Tectoy
Depois da conversa formal na Suframa, o grupo de administradores, acompanhado do presidente do CRA-AM, José Carlos de Sá Colares, seguiu para uma visita à empresa Tectoy, no Polo Industrial de Manaus (PIM), onde teve acesso a linhas de produção em que são feitas as maquininhas de cartão de débito e crédito.
Participação
A participação da Suframa no ERPA Norte 2023 ocorre ainda nesta quarta-feira, por volta das 14h, quando irá explanar sobre “Cidade Inteligente”.
A programação contará também com a realização do 4° Fórum Amazonense de Profissionais de Gestão Pública, cujo objetivo é fortalecer a Gestão Pública profissional.