Durante a 310ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), realizada nesta quinta-feira (31/10) e coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) promoveu uma exposição especial. O evento destacou produtos fabricados pelo Polo Industrial de Manaus, mostrando resultados expressivos no setor. Entre janeiro e setembro de 2024, as vendas de eletroeletrônicos cresceram 29% em relação ao mesmo período do ano anterior, ressaltando o impacto positivo do setor na economia local.
Para o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, o setor eletroeletrônico é um dos pilares da economia da Zona Franca de Manaus, em constante crescimento, que traz inovação e investimentos significativos para a região, impulsionando a criação de empregos e a qualificação da mão de obra local.
“Os avanços do setor eletroeletrônico na Zona Franca de Manaus refletem nosso compromisso com inovação e competitividade global, consolidando a região como um polo tecnológico de referência. Cada conquista fortalece a economia local e gera oportunidades para o desenvolvimento de novas tecnologias, beneficiando diretamente a população amazonense”, destacou Corrêa.
O presidente da Eletros, Jorge Nascimento, afirmou que 2024 deve fechar com o melhor desempenho dos últimos cinco anos. “Estamos vivenciando o melhor momento do setor. De janeiro a setembro, tivemos um crescimento de 29%, com destaque para o primeiro semestre, que alcançou 34% — o melhor dos últimos dez anos. Este avanço reflete a estabilidade econômica do país, com geração de empregos, queda na taxa de juros, controle da inflação e um ambiente propício ao consumo.”
Nascimento atribuiu parte desse crescimento à alta demanda por ar-condicionado e ventiladores, impulsionada pelas elevadas temperaturas no primeiro semestre.
“Com temperaturas elevadas, o consumidor buscou conforto e bem-estar, o que impulsionou as vendas de ar-condicionado e ventiladores. Acreditamos que esse cenário deve se manter no segundo semestre, projetando um crescimento anual entre 20% e 25%, um dos maiores dos últimos dez anos”, destacou o porta-voz da Eletros.
Para o representante da Midea, Leonardo Araújo, a exposição de produtos na reunião do Codam foi uma oportunidade de reforçar o papel do setor na economia da região e no atendimento ao mercado nacional com alta tecnologia e inovação.
“Nos preocupamos muito em oferecer ao público nacional o que há de mais avançado em tecnologia e produtos que fabricamos ao redor do mundo. Aqui na Zona Franca de Manaus, temos um ambiente produtivo, que permite a fabricação nacional e capacitação de mão de obra local, além de atrair investimentos”, ressaltou Araújo.
O representante da Mondial, Pedro Orlando Pinheiro, agradeceu a oportunidade de expor os produtos da marca durante a reunião do Codam e compartilhou suas expectativas de crescimento.
“Estamos muito otimistas. Nossa empresa cresce em torno de 20% ao ano e estamos investindo fortemente no polo. Atualmente, expandimos em 22 mil metros quadrados para aumentar a capacidade produtiva e trazer novos produtos e categorias.”
310ª reunião
O Codam aprovou, nesta quinta-feira (31/10), durante a 310ª reunião ordinária, 56 projetos industriais, o maior número de 2024. Com investimentos projetados em R$ 1,3 bilhão, esses projetos prometem gerar cerca de 1,6 mil postos de trabalho, sendo 110 de mão de obra remanejada, fortalecendo a economia do estado e impulsionando o crescimento do Polo Industrial de Manaus. A reunião ocorreu no auditório do Senai, localizado no Distrito Industrial, zona sul de Manaus.