Desde que as temperaturas começaram a subir desenfreadamente, os manauaras abandonam a cidade e seguem rumo aos flutuantes para se refrescar e ter momentos de diversão com a família ou amigos, principalmente nos finais de semana. O movimento de clientes na região do rio Tarumã-Açu duplica em muitos empreendimentos.
No TupinamBar, o proprietário Caio Tiradentes comemora a melhor época do ano para faturar. Segundo ele, no verão, o restaurante com capacidade para 80 pessoas atinge a ocupação máxima nos dias mais quentes.
“São seis meses de movimento pela metade e seis meses com a lotação completa. Tem momentos que temos até de pedir para os barqueiros pararem de trazer clientes”, declarou o empresário.
Os atrativos do lugar, cercado de água e com pratos feitos com produtos de boa qualidade, cativam os clientes. O fotógrafo Tonico Santos vem ao local pelo menos duas vezes por mês e, no verão, torna-se ainda mais assíduo.
“Eu estou vindo toda semana. Às vezes, venho com a esposa e com os dois filhos. Outras, venho sozinho mesmo. Aqui, eu relaxo ouvindo uma boa música, tomando banho de rio para aliviar o calor. E tenho a comodidade de ser bem servido”, falou enquanto recebia o petisco e a cerveja gelada na beira do flutuante.
Locações prévias
Os flutuantes voltados para locação também têm sido procurados por quem deseja um dia de lazer ou pretende fazer evento num lugar cercado pela natureza. Os maiores e mais estruturados estão com uma boa taxa de ocupação no período e com expectativas ainda maiores com a chegada do feriado da semana da pátria. No Amazonas, a união do feriado estadual com o nacional pode proporcionar sete dias de folga.
“A procura tem sido grande no aplicativo de locação com o qual eu opero. Para o meu flutuante com dois quartos, sala e uma boa área de lazer, tenho vaga somente para o dia 3 de setembro. As outras datas já estão fechadas”, explicou o empresário e diretor de comunicação da Associação dos Flutuantes do Rio Tarumã-Açu (Afluta), Joelson Melo.
Nos flutuantes menores ainda existem vagas e otimismo dos empresários que investiram nos cuidados ambientais para atrair os visitantes e turistas.
“Todo o lixo é separado em cestos para o descarte correto em Manaus. A energia é solar. A caixa de gordura é limpa com frequência e os resíduos tratados para não poluir o ambiente. O mesmo ocorre com os dejetos do banheiro que passam por uma estação de tratamento ecológica. Com todos esses cuidados, meu flutuante está preparado para receber as famílias que gostam de ter contato próximo com uma das grandes belezas do nosso estado, que são os rios”, declarou Wagner Frota, empresário conhecido como Frota do Purus.
A empresária Paula Campos explicou que o verão amazônico entrou no calendário até de celebridades. “Já recebemos cantores, atores e personalidades nacionais e turistas internacionais. Alguns até reservam este período do ano para estar aqui. Por isso, é bom os interessados se apressarem. Eu ainda tenho vaga, só não sei até quando”, avisou.