Aos 26 anos, Vitor acaba de lançar seu primeiro livro, ‘Sentimentos e vivências’. A obra fala sobre as experiências dele relacionadas ao amor, como incertezas, término de relacionamentos e superação.
‘Sentimentos e vivências’ já está disponível no site da editora Brunsmarck (https://www.editorabrunsmarck.com.br/p/sentimentos-e-vivencias/), responsável pela publicação do exemplar. Segundo o escritor, esta é a realização de um sonho.
“É algo que para mim parecia muito distante. Estou muito feliz com essa conquista. A poesia para mim é uma forma que encontrei de me expressar. É a minha percepção sobre o mundo”, diz.
Vitor começou a escrever ainda na infância, e ao longo dos anos, a paixão pela escrita só aumenta. É por meio da poesia que Vitor consegue expressar pensamentos, dúvidas e vivências, como uma espécie de ‘confidência’.
Inspirações
Artistas da música popular brasileira (MPB) como Cazua e Renato Russo servem de inspiração para o jovem escritor.
As principais referências literárias de Gusmão são escritores brasileiros, como o autor amazonense Thiago de Mello, além dos autores Torquato Neto, Fernando Pessoa e Cecília Meireles.
“Cresci numa casa que tinha uma estante cheia de livros. Sempre fui muito curioso e comecei a ler vários tipos de livros, de todos os tipos. Do gibi a a romances, eu lia de tudo, e acredito que essa curiosidade é essencial”, comenta.
A obra é uma das 12 selecionadas pela Editora Brunsmarck em um concurso literário que teve como objetivo revelar novos escritores do gênero poesia. A editora avaliou diversas obras, mas só os 12 primeiros colocados tiveram seus livros publicados entre eles, o de Vitor.
Sinopse
‘Sentimentos e Vivências’ reúne poemas e versos que retratam os dilemas do cotidiano jovem. São abordados temas como: traumas, perdas, desafios, erros, aprendizados e recomeços. Além de também abordar questões relacionadas ao amor, desde a espera até encontrar alguém para vivenciar um romance.
O livro traz ainda as vertentes do amor, a experiência de viver um relacionamento e aprender a lidar com o seu término até posteriormente sentir-se preparado para seguir adiante e estar aberto para viver novas experiências, desta vez com uma maior bagagem de vida e mesmo com os entraves da vida, sabendo olhar para o futuro com um olhar de esperança e otimismo.
Biografia
Vitor Gusmão é estudante de Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). É coautor de várias Antologias Poéticas, como ‘O que há em mim?’ e ‘Enquanto houver poesia’.
Em 2021, obteve o 1° lugar no 17° Concurso Estudantil de Poesia do do Festival de Cenas Teatrais – (Fescete). Em 2022, foi empossado como Acadêmico Internacional da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e ficou em 2° lugar no 18° Concurso Estudantil de Poesia do Fescete. No mesmo ano, recebeu o prêmio de ‘Personalidade do Ano’ promovido pela Editora Mágico de Oz.