Alterações de humor, irritabilidade, inchaço, dores de cabeça e cólicas são os sintomas mais comuns da tensão pré-menstrual, conhecida como TPM. Embora seja uma condição bastante comum, seus efeitos podem ser desconfortáveis e gerar impactos significativos na qualidade de vida e no bem-estar da maioria das mulheres. Para ajudar e aliviar os sintomas, a suplementação pode ser uma importante aliada.
TPM
A TPM ocorre devido a flutuações hormonais durante o ciclo menstrual. O aumento e a queda dos níveis de estrogênio e progesterona podem afetar o corpo e a mente, resultando em diversos sinais físicos e emocionais. Cada mulher pode vivenciar a tensão pré-menstrual de forma diferente e a intensidade dos sintomas pode variar.
Suplementação
A suplementação pode ser uma aliada fundamental no combate aos sintomas da TPM. Dois destaques são os óleos de prímula e de borragem, ambos ricos em ácido gama-linolênico (GLA), substância essencial que auxilia no equilíbrio hormonal e na saúde geral da mulher.
O óleo de prímula é especialmente conhecido por suas propriedades benéficas na saúde feminina. Rico em GLA, ajuda a regular os níveis hormonais, o que pode resultar na diminuição dos sintomas da TPM, especificamente o inchaço e a irritabilidade. Além disso, o óleo de prímula é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e que pode contribuir para a saúde da pele, tornando-se uma opção valiosa durante o período menstrual.
Assim como o óleo de prímula, o óleo de borragem é outra excelente fonte de GLA. O suplemento ajuda na regulação hormonal e potencializa os efeitos positivos na pele e nas articulações, além de ser eficaz na redução de cólicas menstruais.
Sua capacidade de equilibrar as emoções e reduzir o desconforto físico o transforma em um aliado indispensável para as mulheres durante a TPM.
Como a tensão pré-menstrual pode ser uma fase desafiadora para muitas mulheres, a suplementação pode garantir alívio e bem-estar. Neste sentido, os óleos ajudam a equilibrar os níveis hormonais, melhorando a saúde da pele e ainda aliviando sintomas desconfortáveis. Com um suporte adequado, é possível enfrentar a TPM de maneira mais tranquila e confortável.
*Por Dra. Ana Beatriz Mata, Nutricionista pós graduanda em Saúde Pública e Nutrição Clínica e Nutricionista Supervisora na Omix