No estado em que as festividades geralmente levam o nome de frutas ou peixes, em Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus), o maior festival de praia do sul do Amazonas é exceção à regra. Considerado um dos eventos mais tradicionais da Calha do Purus, a Festa do Sol é responsável por movimentar o município da seleção semifinalista da Copa da Floresta.
Apesar de serem eventos distintos, a Festa do Sol e a Copa da Floresta contribuem, à sua maneira, com o resgate de valores culturais de Lábrea. Além disso, tanto o festejo quanto a competição promovem a integração entre municípios e colaboram para o desenvolvimento econômico da cidade, por meio da geração de renda.
“A Festa do Sol traz geração de emprego e renda, ajuda muito na divulgação da cidade, principalmente na área da cultura e do esporte. Com a estrutura desse evento, os moradores tem a oportunidade de tirar seu sustento por meio do comércio. Na praia, são 40 barracas com vendas de comidas tipicas e bebidas e outras duas barracas grandes com restaurantes, além de uma casa grande com produtos artesanais, entre outros locais de comércio. E a Copa da Floresta leva um movimento semelhante às cidades sedes. Vimos isso de perto quando jogamos em Humaitá”, destacou o presidente da Liga Desportiva Labreense, Antônio Francisco Batista, que também participa da organização da Festa do Sol.
Localizada às margens do rio Purus, no Sul do Amazonas, Lábrea tem, atualmente 45 mil habitantes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com mais de 68,2 mil km², o município é o 10° maior do Brasil em área territorial, que engloba terras indígenas, reservas extrativistas, florestas nacionais e um parque nacional. Além disso, a cidade é conhecida por ser o marco final da rodovia Transamazônica (BR-230), que vai do Nordeste ao Norte do país.
A Festa do Sol
Criada por um produtor de eventos da cidade em 1991, a Festa do Sol reúne, em três dias de festividades na praia de Lábrea, atrações musicais, culturais e esportivas. Em 2023, a 31ª edição da festa, como de costume, atraiu milhares de visitantes, que influenciaram diretamente no aumento das atividades comerciais, como hospedagem, alimentação e venda de produtos locais.
“A festa já faz parte da cultura da cidade. Todo ano existe um planejamento especial para atrair e receber os turistas que vêm até Lábrea por conta da Festa do Sol. É um evento que movimenta a cidade toda. Os moradores, os comerciantes, empresários e artistas locais ficam muito motivados e se preparam para aproveitar da melhor maneira, os benefícios da festa e levar o nome de Lábrea para o resto do estado e até da região”, completou Antônio.
Campanha de Lábrea na Copa da Floresta
Campeã da sede 4, em Humaitá, Lábrea buscará, na Arena da Amazônia, uma vaga na final da Copa da Floresta. A estreia da seleção labrense está marcada para a próxima quarta-feira (4/10), diante de Anori.
Na primeira fase, Lábrea acumulou uma vitória, um empate e uma derrota. Na campanha até aqui, a equipe marcou quatro gols e sofreu outros quatro. Por conta de uma irregularidade na seleção de Humaitá, os labrenses conquistaram a vaga na semifinal em Manaus.