O ultramaratonista e Super Humano, Carlos Dias, escolhe o Amazonas para fechar 2022 com chave de ouro na prova Ultra Trail Amazônica, nos dias 4, 5 e 6 de novembro, na maior floresta tropical do mundo, com a largada na praia da Aldeia Tatuyo, acesso pela praia do Tupé, em Manaus (Amazonas).
Os percursos da prova variam entre 13km, 21km, 50km, 100km e 255km enfrentando praias de rios, dunas, lamas e leitos, além de insetos e animais selvagens. Entre os mais de 2.500 atletas inscritos, 90% são de outros Estados do país, que vão passar por experiências na floresta durante três dias e três noites, juntamente com os indígenas e ribeirinhos.
Nesta prova organizada por James Araújo, Carlos Dias convida o amigo Eduardo Varoli, um ultramaratonista de Salvador (Bahia) que vai participar de prova no Amazonas pela primeira vez.
A floresta amazônica possui cerca de 40 mil espécies de plantas e mais de 2.000 espécies de animais, entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios. O maior fenômeno natural do momento é a seca, que ocorre nessa época do ano na região. De acordo com o ultramaratonista Carlos Dias, com partes secas dos rios dificultam os acessos em alguns trechos na selva fechada.
O atleta é natural de São Bernardo do Campo (São Paulo) e essa é a quinta prova dele na Amazônia, sendo a primeira em 2003, também da Ultra Trail. Ele ressalta como os principais desafios desta região são: cachoeiras, travessias de igarapés, muitas subidas e descidas íngremes, além do clima (quente e úmido).
“O que me encanta nesta floresta é o encontro com a minha própria essência diante dessa gigante extensão de riquezas naturais, uma harmonia selada com esse contato com os indígenas e ribeirinhos e suas culturas incríveis, além de reencontrar amigos que conquistei em Manaus”, disse o atleta que se sente mais vivo, receptor das orientações de vida oferecidas pela natureza e energias fantásticas, motivos de colocar a Amazônia nos seus planejamentos com frequência.
Homenagem ao Gabriel
O maior incentivo do Carlos Dias em participar da Ultra Trail Amazônica este ano é prestar homenagem ao Gabriel Ricardo Torres, uma criança que lutava contra o câncer desde os 3 anos de idade.
“Conheci o Gabriel em 2017 e a gente se encontrava todas as vezes que eu chegava em Manaus. Em 2022, com 13 anos de idade, Gabriel virou estrela. A dor da perda é inexplicável e quando a doença demora para ir embora, a minha luta cresce em valorização da vida”, disse o atleta emocionado, que convida mais gente para abraçar a causa do combate ao câncer infantil.
Solidariedade
O atleta Carlos Dias tem um foco de todos os anos em desenvolver projetos para angariar recursos para ajudar comunidades carentes e o Hospital GRAACC, um Grupo de Apoio aos Adolescentes e Crianças com Câncer. Este ano, a próxima ação será em São Paulo, com vários desafios do atleta de correr por ‘12 Horas’ seguidas em algumas cidades que serão selecionadas para arrecadar brinquedos e distribuir às crianças carentes. Os colaboradores terão a oportunidade de correr com o ultramaratonista ou apenas comprar quilômetros percorridos pelo atleta. Para ajudar basta acessar o instagram @carlosdiasultra ou o site www.carlosdiasultra.com.br
Título Super Humano
Carlos Dias recebeu o título de ‘Super Humano’, pelo escritor americano, Stan Lee, criador do personagem Homem Aranha e de outros da empresa Marvel Comics, que criou o Quarteto Fantástico, Hulk, X-Men, Pantera Negra, entre outros.
Esse reconhecimento mundial foi a trajetória do ultramaratonista em realizar provas com desafios de alta performance, entre elas, percorrer os quatro desertos mais extremos do planeta: Gogi, na China, o mais úmido; Saara, no Egito, o mais quente; na Antártica, no Pólo Sul, o mais frio; e Atacama, no Chile, o mais seco.
Maiores informações da Ultra Trail Amazônica:
www.ultratrailamazonica.com.br
Instagram @carlosdiasultra
www.carlosdiasultra.com.br