Em mais um dos desdobramentos da Operação Hagnos, uma ação nacional para combater à exploração sexual e outros crimes contras, uma Central Integrada de Fiscalização (CIF) foi desencadeada, na noite da última terça-feira (12), em semáforos de Manaus, e contou com o apoio da Assembleia Legislativa do Amazonas, por meio do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Npca).
A ação visa combater a exploração sexual e outros crimes contra criança e adolescente e no Amazonas está sendo coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), em parceria com secretarias do Estado e Município, Conselho Tutelar e com a participação do Npca, coordenado pela deputada estadual Débora Menezes.
Débora explicou que a CIF ocorreu em sete pontos estratégicos de Manaus após o recebimento de denúncias que crianças estariam nesses pontos sem a presença de pais ou responsáveis. “Juntos com a Polícia Civil, Sejusc, Semasc, Seas, Conselho Tutelar, cada um agindo dentro de suas competência e especialidade, estamos agindo para proteger nossas crianças e adolescentes. Lugar de criança não é na rua e estamos deixando esse recado muito claro”, destacou a parlamentar.
A operação segue até o dia 29 de novembro com o objetivo de reforçar a fiscalização e promover a proteção de menores contra abusos, garantindo a segurança e o bem-estar. Estão sendo realizadas nas escolas para tratar sobre uso drogas, crimes cibernéticos e alertar os estudantes sobre violência e o abuso.
O nome da operação Hagnos foi inspirado na mitologia grega, em referência a tudo que é santo e puro. A deusa Ártemis, símbolo de proteção, é invocada como inspiração para a ação.