Andrea Avelina Andrade, uma cidadã de El Salvador com 103 anos de idade, protagonizou uma história que foi destaque na mídia no início desta semana. Ela chegou recentemente à fronteira entre Piedras Negras, Coahuila, no México, e Eagle Pass, Texas, com o objetivo de solicitar asilo nos Estados Unidos.
De acordo com relatos divulgados pela CNN, a mulher empreendeu essa jornada para acompanhar seu filho e seus dois netos, os quais já conseguiram agendar consultas e receberam asilo no país.
Mas o motivo específico para a solicitação de asilo não tenha sido divulgado.
Andrea disse que seu único desejo é estar ao lado de seus netos, compreendendo que, dada sua avançada idade, não é mais viável continuar trabalhando. Atualmente, ela encontra-se abrigada na Casa Betania, localizada em Piedras Negras, Coahuila, desde o início de agosto, enquanto espera pelo processo, seguindo os protocolos estabelecidos pelas leis de imigração dos Estados Unidos.
Apesar de não possuir certeza quanto à duração do processo, ela expressou sua aceitação ao dizer: “Se conseguirem realizar isso, é uma bênção de Deus; caso contrário, também é uma bênção de Deus”.
Andrade, que é viúva e mãe de quatro filhos, infelizmente perdeu dois deles.
Ela permanece na fronteira na esperança de evitar retornar à sua terra natal, El Salvador, dadas as dificuldades que isso acarretaria.