Acusado de não ter participado das sessões plenárias da última semana, enquanto estava cumprindo agenda oficial pela Câmara dos Deputados em Viena, na Áustria, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) desmentiu as notícias falsas veiculadas em redes sociais e comprovou, de acordo com o sistema da Casa Legislativa, que participou de todas as sessões de forma online.
Em seu perfil nas redes sociais, o parlamentar declarou que esteve presente presencialmente na sessão plenária do último dia 25 de abril, momento em que ocorreu a votação do requerimento nº 2721/2021, que pedia urgência na tramitação do Projeto de Lei nº 2630/2020, o chamado “PL das Fake News”. A proposta prevê a criação da “Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”, com critérios para a regulação das redes sociais e punições para a propagação de notícias falsas, entre outros pontos.
Nesta semana, Amom esteve em uma missão oficial pela Câmara, representando a Comissão de Minas e Energia na reunião do Conselho Mundial de Energia, na Áustria, entre outros compromissos, mas participou de todas as sessões plenárias de forma virtual, registrando para além da presença, o voto nas votações de projetos e requerimentos que ocorreram, de acordo com informações divulgadas no site da Câmara dos Deputados.
“Eu não deixei de votar em absolutamente nenhum projeto de lei por estar em missão diplomática. A Câmara dos Deputados nos permite participar remotamente tanto dos debates quanto das votações. Estou fazendo as duas coisas”, declarou.