BRASÍLIA – A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizou uma série de visitas técnicas em Santarém (PA). As visitas técnicas aconteceram nos terminais da Raízen, Fogás, Cargill, da Ipiranga e da ABI, nos dias 21, 22 e 23 de agosto.
Na ocasião, a comitiva composta pelo diretor Caio Farias, pelo superintendente de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais, Luiz Carlos de Souza, e por técnicos da Agência pôde constatar os investimentos realizados nas áreas STM 04 e 05 no Porto de Santarém.
Segundo Caio Farias, as melhorias que vêm sendo feitas no Porto de Santarém contribuirão para o desenvolvimento do estado, bem como trarão melhorias na logística de escoamento da Região Norte do país.
“Santarém está pujante. As operações na região estão consolidadas e em uma crescente, tanto na navegação interior quanto na navegação de longo curso. Além disso, vale destacar as instalações portuárias, com suas estruturas, investimentos e planos de expansão. Essas melhorias contribuem, significativamente, para o incremento da logística na Região Norte, gerando um desenvolvimento cada vez mais robusto, além de renda e emprego para a população. E é gratificante saber que a Antaq está contribuindo com isso”, disse.
A comitiva esteve presente ainda no Terminal de Passageiros de Santarém para acompanhar o embarque e o desembarque dos usuários, além de visitar o porto público do município, cuja autoridade portuária é a Companhia Docas do Pará (CDP).
Conforme o Painel Estatístico Aquaviário da Antaq, o Porto de Santarém movimentou 8,4 milhões de toneladas no primeiro semestre deste ano. O número representa um crescimento de 35,34% em comparação com o mesmo período do ano passado. As cargas mais movimentadas foram soja, milho e adubos (fertilizantes).
Fonte: Antaq