Em uma disputa histórica, pela primeira vez mulheres chegam o segundo turno de Pernambuco. Com 91,36% das urnas apuradas, a candidata Raquel Lyra (PSDB) foi eleita governadora do estado de Pernambuco, com 58,85% dos votos válidos. A segunda colocada, Marília Arraes (Solidariedade) aparece com 41,15%.
A governadora eleita ficou viúva no dia do primeiro turno (02/10), a perder o esposo, o empresário Fernando Lucena, para um mau súbito.
Biografia
Raquel Lyra (PSDB), 44 anos, é formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em direito econômico e de empresas e começou na vida pública como delegada concursada da Polícia Federal, foi concursada do Banco do Nordeste, ainda durante a faculdade. É servidora concursada da Procuradoria-Geral do Estado. Se elegeu deputada estadual por duas vezes e foi secretária da Infância e Juventude do Estado. Foi eleita prefeita de Caruaru (PE) em 2016 e reeleita em 2020. A vice na chapa será a deputada Priscila Krause (Cidadania), 44 anos.