Uma flor cadáver florescendo em São Francisco está atraindo multidões ansiosas para sentir o perfume único da planta!
A Academia de Ciências da Califórnia nomeou a planta rara como Mirage, e o museu anunciou que estava animado para hospedar seu primeiro florescimento de flor cadáver esta semana.
“Está acontecendo! Mirage, nossa flor cadáver, está florescendo”, disse a academia em um tweet na terça-feira. A postagem também continha uma foto da flor com cerca de dois metros de altura.
Acrescentando que o biólogo Tim Wong realizaria uma sessão de perguntas e respostas para as pessoas interessadas naquela noite, a academia também observou que o Mirage poderia ser visto pessoalmente na Floresta Tropical de Osher a partir das 10h, horário local, na quarta-feira.
“Venha sentir o cheiro!” a postagem foi concluída.
As flores cadáveres, conhecidas cientificamente como Amorphophallus titanum, recebem esse nome devido ao forte fedor que produzem durante a floração – que dura apenas dois a três dias, uma vez por ano ou dois, de acordo com o Jardim Botânico dos Estados Unidos .
“Tem cheiro de carne podre e carniça, então você pode receber notas de todas essas coisas diferentes, as pessoas dizem alho, pés suados, carne podre”, disse Wong ao ABC News 7 de São Francisco sobre a planta extraordinária e seu cheiro extraordinário. “Na verdade, pensei que cheirava um pouco a um penico, como uma coleção de aromas.”
Ele acrescentou que aqueles que desejam testemunhar o florescimento podem querer fazê-lo rapidamente.
“A oportunidade de ver uma dessas florescendo é tão efêmera que as flores duram cerca de um dia, então você realmente tem um curto espaço de tempo para ver a flor aberta.”
E o Mirage é único em muitos aspectos.
Em 2021, o USBG estimou que havia menos de 1.000 flores de cadáveres individuais restantes na natureza – tornando ver uma dessas plantas pessoalmente uma experiência notável.
O Jardim Botânico de San Diego refere-se ao desabrochar de uma flor cadáver como “um evento raro e especial”, afirmando que “a maioria das plantas leva de sete a dez anos para produzir suas primeiras flores e floresce apenas a cada quatro a cinco anos a partir de então”.
Wong classificou o momento da floração como “muito incomum” porque a academia está no final de sua estação típica.
“Se você puder sair do trabalho, venha conferir a flor, eu definitivamente recomendaria se você pudesse, é uma oportunidade única na vida para muitas pessoas”, disse o biólogo.
Seu habitat natural inclui as florestas tropicais de Sumatra, na Indonésia, e a floração pode atingir alturas de até 2,5 metros.
Mirage era apenas uma pequena planta com flor quando foi presenteada à Academia de Ciências da Califórnia em nome do Conservatório de Flores.
Para quem não puder assistir ao show especial em São Francisco ou ver a flor cadáver em seu habitat natural, uma transmissão ao vivo da exposição da academia pode ser vista aqui .
*Por People