Pelo menos 66 pessoas morreram após um incêndio em uma popular estação de esqui no noroeste da Turquia, segundo relatos.
O incêndio começou por volta das 3h30, horário local, na manhã de terça-feira, 21 de janeiro, no Grand Kartal Hotel, de 12 andares, no resort de Kartalkaya, na área das Montanhas Köroğlu, na província de Bolu, segundo a Associated Press .
O ministro do Interior, Ali Yerlikaya, disse aos repórteres: “Estamos com muita dor. Infelizmente, perdemos 66 vidas no incêndio que ocorreu neste hotel”, segundo o jornal turco Daily Sabah .
O veículo afirmou que mais 51 pessoas ficaram feridas no incêndio. O Ministro da Saúde Kemal Memişoğlu disse que pelo menos um dos feridos estava em estado grave, confirmando que 17 pessoas receberam alta do hospital até agora, segundo a publicação.
O Ministério da Saúde da República da Turquia disse em uma postagem traduzida no Instagram que 34 feridos ainda estavam sendo tratados em hospitais.
“Que Deus tenha misericórdia dos cidadãos que perderam suas vidas e enviamos nossas condolências aos seus familiares. Desejamos uma rápida recuperação aos nossos feridos”, acrescentou a mensagem.
O governador de Bolu, Abdulaziz Aydin, sugeriu que o incêndio começou no restaurante no quarto andar do hotel, informou a BBC .
Aydin disse aos repórteres que, devido à localização do hotel, bem como às condições climáticas congelantes, os caminhões de bombeiros levaram mais de uma hora para chegar, segundo o veículo.
O governador disse à mídia local que pelo menos duas das vítimas “morreram após pular do prédio em pânico”, segundo a AP. Ele confirmou que havia 234 hóspedes hospedados no hotel no momento do incêndio, acrescentou a agência de notícias.
Em imagens tiradas no local, lençóis brancos foram vistos pendurados nas janelas enquanto os hóspedes tentavam escapar, segundo o Daily Sabah .
Uma investigação judicial está sendo conduzida pelo Ministério Público de Bolu para determinar a causa do incêndio, informou o veículo.
O presidente Recep Tayyip Erdoğan disse, segundo a publicação: “Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas e continuarão a ser tomadas para esclarecer o incidente e responsabilizar totalmente os responsáveis”.
Barış Salgür, que trabalha em um hotel próximo, disse aos repórteres: “Vi pessoas gritando por socorro das janelas. Trouxemos cordas, travesseiros e colchas. Antes que os bombeiros chegassem, duas mulheres pularam dos andares superiores”, de acordo com o Daily Sabah .
O Ministro das Relações Exteriores do país, Hakan Fidan, estava entre aqueles que enviaram suas condolências aos afetados em X , escrevendo em uma postagem traduzida: “Desejo a misericórdia de Deus aos nossos cidadãos que perderam suas vidas no incêndio que irrompeu em Bolu Kartalkaya e ofereço minhas condolências às suas famílias e entes queridos. Espero que nossos cidadãos feridos recuperem a saúde o mais rápido possível.”
Ersoy disse aos repórteres que o hotel passou por inspeções em 2021 e 2024, e “nenhuma situação negativa em relação à competência de combate a incêndio” foi relatada pelo corpo de bombeiros, afirmou a AP.