A disputa pelo título do Campeonato Amazonense Série B 2023 que dá o acesso à elite do futebol baré, começa nesta quinta-feira (20/07). A estreia será entre Unidos do Alvorada e Sul América, às 15h30, no estádio Carlos Zamith, bairro Coroado. A novidade deste ano é que, de acordo com o regulamento previamente divulgado, os atletas deverão ter no máximo 23 anos e os clubes podem relacionar até cinco jogadores de idade livre.
Para o presidente da Federação Amazonense de Futebol-FAF, Ednailson Rozenha, esta é a oportunidade de jovens talentos ascenderem no futebol local, que está cada vez mais em destaque no país. Ele ressalta seu desejo para que a competição seja um sucesso.
“A Série B é importantíssima no calendário da Federação. Limitamos a competição para jogadores Sub-23, o que é ótimo para dar oportunidades aos jovens talentos do futebol amazonense. Eles terão uma visibilidade importante para mostrar seu potencial e, assim, serem reconhecidos. Esperamos que o preparo e empenho dos times permitam que esses jovens tenham uma chance de melhorar suas vidas através do futebol”, afirma. “Contamos com o apoio de todos para fazer dessa edição um grande sucesso! Juntos, estamos fazendo história no futebol baré”, declara.
A competição contará com a participação de sete equipes: Librade, São Raimundo, Sul América e Unidos do Alvorada, na chave A; enquanto Cliper, JC Futebol Clube e RB do Norte, na chave B. Na temporada anterior, a final do campeonato foi entre Rio Negro e Parintins. O Galo da Praça da Saudade soltou o grito de campeão, no estádio Carlos Zamith, vencendo o adversário por 3 a 1.
Tradição x juventude
O título do Barezão Série B será disputado por grandes equipes. De um lado, três clubes tentam o acesso à elite do futebol amazonense pela segunda vez, após estrearem profissionalmente no ano de 2022: RB do Norte, Librade e Unidos do Alvorada, que inclusive, ficou em terceiro lugar na última temporada. O JC tenta retornar à Série A.
Do outro lado, os veteranos, que lutam para voltar ao protagonismo, como é o caso do Sul América, que tem no currículo dois títulos da Série A; O São Raimundo, que foi campeão amazonense sete vezes e duas vezes da Série B; o Clipper, de 71 anos, que traz no currículo dois Campeonatos Amazonense Série B.
O Galo da Praça da Saudade é o maior detentor de títulos na Série B, com quatro taças de campeão na bagagem, o Rio Negro, atualmente está na Série A do Barezão.
Fórmula de disputa
O campeonato será disputado em três fases. Na primeira, os times são divididos em dois grupos (A e B) e se enfrentam dentro do próprio grupo, em turno único. As duas melhores equipes de cada grupo, avançam para a semifinal, que será em jogo único e com vantagem de empate para os primeiros colocados. Na final, também em partida única, não haverá vantagem, portanto, se houver empate, a decisão será nos pênaltis. Os dois finalistas garantem vaga à Série A do Barezão.
Primeira rodada
Alvorada x Sul América, Zamith, quinta-feira (20/07), às 15h30;
JC x RB do Norte, Francisco Garcia, sábado (22/07), às 15h30;
São Raimundo x Librade, Colina, domingo (23/07), às 15h30.