Após o sucesso da primeira fase realizada em seis cidades-sedes do interior do Amazonas, a Copa da Floresta conhecerá, nesta semana, os finalistas. A semifinal da maior competição de futebol não profissional da Região Norte do Brasil terá início nesta terça-feira (3/10), com duas partidas, no estádio Gilberto Mestrinho, Gilbertão, em Manacapuru, na região metropolitana de Manaus.
Inicialmente marcadas para a Arena da Amazônia, as partidas precisaram ser transferidas, por conta de uma manutenção no gramado do estádio. Além disso, as condições climáticas do Amazonas dificultam a realização das partidas no período da tarde. Por esses motivos, cinco jogos serão levados para outros estádios, como o Gilberto Mestrinho, o Gilbertão, em Manacapuru, que receberá duas rodadas completas.
“Estamos atentos não só às questões esportivas, mas também às questões socioambientais que envolvem nossa região. A Federação Amazonense de Futebol precisa oferecer condições ideais para que as partidas da Copa da Floresta sejam realizadas. Por esse motivo, para não influenciar a integridade física dos atletas e a qualidade dos jogos, foi necessária a transferência das partidas para o Gilbertão e para o estádio da Colina, outros dois palcos históricos do nosso estado”, explicou o presidente da FAF, Ednailson Rozenha.
Em 2023, Manaus bateu seguidos recordes de calor e registrou temperaturas próximas aos 38°C. Ademais, as queimadas e o desmatamento da Floresta Amazônica têm contribuído para a poluição do ar na região. Na última semana, a capital amazonense chegou a ficar coberta de fumaça, em vários dias.
Devido ao forte calor e à ausência de chuva, a Amazônia tem sido atingida por uma seca severa, que pode bater recordes e se estender até o mês de janeiro de 2024, segundo institutos ligados aos governos estadual e federal. A estiagem tem contribuído ainda para que os principais rios da região caminhem para uma vazão abaixo da média histórica, influenciando diretamente no dia-a-dia da população amazonense.
Para a definição do jogo a ser realizado na Arena da Amazônia, na 2ª rodada, sem que houvesse benefício a nenhuma seleção, a FAF realizou um sorteio, que definiu a partida entre Anori e Lábrea, na quarta-feira (4), no estádio de Copa do Mundo.
Confira a tabela completa
1ª rodada – 03/10
Urucará x Urucurituba – Gilbertão – 17h
Tefé x Anori – Gilbertão – 19h
2ª rodada – 04/10
Urucurituba x São Paulo de Olivença – Colina – 16h
Anori x Lábrea – Arena da Amazônia – 16h
3ª rodada – 05/10
São Paulo de Olivença x Urucará – Gilbertão – 17h
Lábrea x Tefé – Gilbertão – 19h