A equipe da Federação Amazonense de Futebol (FAF) desembarcou, nesta segunda-feira (10/06), no aeroporto do município de Tefé (a 520 km de Manaus). A equipe formada por árbitros, delegado da partida, e coordenadores de logística e comunicação deve permanecer uma semana na região do Médio Solimões, onde serão realizadas as partidas válidas pela primeira fase da Copa da Floresta 2024.
A comitiva vai encarar uma maratona para cumprir o calendário extenso de jogos nessa regiões do Amazonas. Além do trajeto de avião, a delegação da FAF deve percorrer mais de 300 quilômetros de barco, cortando as águas dos rios entre os municípios de Tefé, Alvarães, Uarini e cidade de Fonte Boa. Ao todo, serão realizados quatro jogos em quatro municípios diferentes, dentro de uma única semana.
O primeiro jogo será nesta terça-feira (11/06), na cidade de Alvarães, onde está marcado o confronto entre a anfitriã e a seleção de Uarini, em um jogo conhecido na região como “clássico da farinha”. O classificado desse confronto será conhecido, após dois jogos mata-mata de ida e volta.
Por não possuir estádio, a seleção de Jutaí terá de viajar até o município de Fonte Boa para enfrentar o time da casa. O duelo único entre as duas seleções será no estádio Ferreirão. Depois, será a vez da cidade de Uarini receber a seleção de Alvarães. Quem vencer nesse conforto enfrentará a seleção de Tefé, que é a atual campeã da Copa da Floresta e só estreia na segunda fase da competição.
A Copa da Floresta é valorização dos povos tradicionais e das famílias que vivem no coração da floresta amazônica. Por isso, é fundamental a presença do público em cada jogo. Entre outros atrativos, está o fato, de que os jogos serão muito disputados, já que a competição é no sistema mata-mata, ou seja, perdeu está fora.
O presidente da FAF, Ednailson Rozenha, reconhece a importância do público durante os jogos e faz um convite especial aos torcedores das cidades que vão receber as partidas. “É importante que você, de cada cidade que vai receber os jogos da Copa da Floresta, compareça ao estádio. Você é fundamental nesse momento de festividade e alegria para o futebol do interior do estado. Vá no estádio e apoie sua seleção. A festa é para vocês”, concluiu.
Confrontos no Médio Solimões
Nessa região, nenhum estádio está habilitado a receber jogos à noite. Por isso, todas as partidas serão realizadas no período da tarde, a partir das 15h (horário de Manaus). Confira a tabela dos jogos.
Dia 11 de Junho (Terça-Feira)
Alvarães x Uarini (Ida)
Estádio Caiçarão, em Alvarães
Dia 13 de Junho (Quinta-feira)
Fonte Boa x Jutaí (Jogo Único)
Estádio Ferreirão, em Fonte Boa
Dia 14 de junho (Sexta-feira)
Uarini x Alvarães (Volta)
Estádio Dorvalzão, em Uarini
Dia 16 de junho (Domingo)
Tefé x Alvarães ou Uarini (Jogo Único)
Estádio do 17º BIS do Exército Brasileiro, em Tefé