Filho de indígenas, Arlison Lopes é atacante da seleção de Barcelos. Convocado para defender a seleção do seu município, desde 2015, Arlinho como é chamado, passou a ser um dos principais jogadores da seleção de Barcelos. Mas desde o ano passado, o atleta enfrenta dificuldades para treinar ao lado dos companheiros de time.
É que Arlison mora em uma área isolada, dentro de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável, na região do Alto Rio Negro. No local também vivem dezenas de famílias indígenas das etnias Baniwa, Warekena, Cubeo, Tucano, Desano, Arapaço, Tariana e Hupda.
Conhecida por suas belezas naturais e pela prática da pesca esportiva, a região passou a ser a moradia e local de trabalho de Arlinho, que atua como guia de pesca.
Sem ter como treinar com elenco, o atleta que trabalha com pesca esportiva, teve que se virar sozinho. Segundo o jogador, por telefone, seu treinador passou as orientações e ele se preparou longe dos companheiros.
“Mesmo separado do resto do time, aproveitei para manter o condicionamento físico e os fundamentos como agilidade, posse de bola e velocidade. Eu treinava com uma bola velha, lá na comunidade mesmo”, disse.
Mesmo tendo uma rotina diferente de treinamento, o atacante Arlison garante que em dia de jogo entra em sintonia com os demais jogadores. “Como eu jogo há muito tempo junto com eles, acabo tendo facilidade. As vezes em um olhar, meus amigos já sabem o que eu preciso para marcar os gols. A gente já é acostumado a jogar junto. Sempre deu certo até aqui”, enfatizou o atacante indígena, que é tido como o elemento surpresa da equipe.
Treino com time completo
A seleção de Barcelos enfrentou uma maratona de viagem para chegar até Itacoatiara. Foram mais de 72 horas de viagem até a Velha Cerpa. Como o confronto com Urucurituba será só na quarta-feira, Arlison Lopes aproveitou os dois dias livres para treinar com o restante do time.
Os treinos comandados pelo técnico Charles Alves foram realizados em um campo na AM 010, onde o time fez os últimos ajustes, antes da partida decisiva. Como o jogo será único, em caso de empate, a partida será definida nos pênaltis. O atacante indígena também aproveitou para praticar os chutes de bola parada e também de penalidades máximas.
Confronto
A seleção de Urucurituba recebe a seleção de Barcelos às 15h30, nesta quarta-feira, 10/07, no Estádio Municipal Gilson Bentes na cidade de Urucurituba. O jogo único pela oitavas de finais da Copa da Floresta, acontece em meio as festividades da Festa do Cacau, maior evento sociocultural da cidade.