Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor. (Gálatas 5:13)
Às vezes, enquanto passamos pela vida, ferimos as pessoas sem sequer saber que estamos fazendo isso. Sou uma pessoa muito direta e essa é uma boa qualidade, mas também tive de aprender a ser sensível ao que os outros estão enfrentando quando converso com eles. O que dizemos em um momento pode ser totalmente inadequado em outro. Fomos realmente libertos por Cristo e temos o direito de sermos nós mesmos, mas a lei do amor exige que a nossa liberdade não seja usada como uma desculpa para sermos egoístas.
Só porque sentimos vontade de dizer ou fazer alguma coisa não significa que ela seja a melhor coisa para a situação em que nos encontramos. Se você estivesse falando com uma pessoa que esteve doente por muito tempo, essa não seria a melhor hora para dizer a ela o quanto você sempre se sente bem. Ou, se você estivesse falando com uma pessoa que tivesse acabado de perder o emprego, esse não seria o melhor momento para lhe contar sobre o seu aumento de salário e sobre a promoção que você acaba de ganhar. Jesus morreu para que pudéssemos ter liberdade, mas Ele também deixa claro na Sua Palavra que devemos servir uns aos outros mediante o amor.
A palavra de Deus para você hoje: se fizer os outros felizes, você será mais feliz.