Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Romanos 8:1 (AMPC)
“Eu deveria saber melhor”, Cindy gritou para mim. “Todos os sinais estavam lá de que ele não era o homem para mim.” Ela passou por dois anos de um casamento doloroso de abuso verbal e, finalmente, físico. Então, seu marido a deixou por outra mulher. Agora ela se sentia duplamente condenada — condenada por se casar com ele em primeiro lugar e condenada por não conseguir manter o casamento.
“Se eu tivesse sido uma boa cristã, eu poderia tê-lo mudado”, ela gemeu. Eu poderia tê-la confrontado e dito: “Sim, você viu os sinais e os ignorou. Você se expôs a esse tipo de tratamento.” Eu não disse essas palavras e não diria. Elas não teriam ajudado Cindy.
O que ela precisava naquele momento era que eu estendesse minha mão e a confortasse. Ela estava tão condenada a si mesma que finalmente perguntou: “Deus me perdoará?”
No começo, suas palavras me perturbaram. A Bíblia é clara ao dizer que Deus perdoa qualquer pecado. Cindy conhecia a Bíblia, então sua pergunta não era por falta de conhecimento; era por falta de fé em um Deus amoroso e cuidadoso. Ela se sentia tão desanimada, e não sabia se Deus a amava o suficiente para perdoá-la.
Eu assegurei Cindy do perdão de Deus, mas essa não era a verdadeira questão que a incomodava. Satanás havia sussurrado em sua mente por tanto tempo que ela havia falhado com Deus, que ela havia desobedecido deliberadamente, e que Deus estava bravo com ela.
O diabo tenta nos impedir sempre que tem oportunidade. Costumo usar a analogia de um bebê aprendendo a andar. Não esperamos que ele fique de pé no primeiro dia e ande pela sala como um adulto. Esses pequenos cairão com frequência. Às vezes, eles choram, mas sempre se levantam. Isso pode ser uma qualidade inata, mas suspeito que seja porque os pais estão lá dizendo: “Você consegue. Vamos, bebê, levante-se e ande.”
A cena é bem parecida no mundo espiritual. Todos nós caímos, mas quando somos encorajados, nos levantamos e tentamos novamente. Se não somos encorajados, tendemos a ficar caídos, ou pelo menos esperar muito, muito tempo antes de tentar levantar novamente.
Nunca subestime a implacabilidade de Satanás. Ele fará tudo o que puder para fazer você tropeçar, e então fará você se sentir tão condenado que não vai querer se levantar novamente. Ele sabe que seu controle termina quando você escolhe os pensamentos certos e rejeita os errados. Ele quer impedi-lo de pensar com clareza. Ele tentará frustrá-lo por meio do desânimo e da condenação.
Quero contar a vocês o que Cindy fez. Ela escreveu Romanos 8:1 em três cartões de arquivo 3×5 e colou um em seu espelho, um em seu computador e um em seu painel. Toda vez que ela olha para o versículo, ela o repete em voz alta. “Portanto, [não há] agora nenhuma condenação (nenhum julgamento culpado de erro) para aqueles que estão em Cristo Jesus, que vivem [e] andam não segundo os ditames da carne, mas segundo os ditames do Espírito.”
A Mensagem coloca Romanos 8:1–2 assim: Com a chegada de Jesus, o Messias, esse dilema fatídico é resolvido. Aqueles que entram no estar-aqui-para-nós de Cristo não precisam mais viver sob uma nuvem negra contínua e baixa. Um novo poder está em operação. O Espírito da vida em Cristo, como um vento forte, limpou magnificamente o ar, libertando você de uma vida predestinada de tirania brutal nas mãos do pecado e da morte.
Somos livres em Jesus Cristo, e não temos que ouvir a condenação de Satanás. Quando falhamos — e falharemos — isso não significa que somos fracassados. Significa que falhamos uma vez em uma coisa. Significa que não fizemos tudo certo. Isso não nos torna fracassados.
“Deixe que Cristo seja forte em suas fraquezas; deixe que Ele seja sua força em seus dias fracos.”
Oração do Dia: Senhor Jesus, em Teu nome eu oro por vitória. Quando eu falho, por favor, lembre-me não apenas que Você perdoa, mas que Você também limpa a culpa e a condenação. Por favor, aceite minha gratidão, amém.