Estou dizendo a verdade em Cristo. Não minto; minha consciência [iluminada e estimulada] pelo Espírito Santo testifica comigo. (Romanos 9:1, AMP)
No versículo de hoje, Paulo escreve sobre receber um “estímulo” do Espírito Santo. Esses estímulos ou apelos do Espírito Santo são uma maneira de Deus falar conosco.
Deixe-me dar uma explicação prática disso. Às vezes Deus me impele a fazer algo insignificante como recolher uma peça de roupa que caiu de um cabide no chão de uma loja. Não ouço a Sua voz audível me dizendo para fazer isso, mas sinto uma cutucada por dentro, um desejo de deixar o lugar onde estou melhor do que o encontrei. O Senhor usa a minha obediência para me ensinar mais sobre o Seu caráter. Ele me diz: “Tudo que você faz na vida é um ato de plantar sementes que voltarão para você. Você colherá aquilo que semear”. Se eu plantar sementes de excelência, posso esperar que coisas excelentes aconteçam em minha vida.
Outro exemplo aconteceu recentemente, quando senti o estímulo do Espírito Santo para enviar um e-mail de encorajamento a uma mulher que conheço que está no ministério. Eu a conheço há anos e nunca senti esse desejo, mas obedeci ao estímulo e recebi uma resposta rápida, dizendo que o meu encorajamento naquele momento específico foi a confirmação para ela de uma decisão que estava tomando.
Ser dirigido pelos estímulos internos de Deus é uma aventura que torna cada dia interessante e novo. Ao aprendermos a ouvir a Deus precisamos aprender a seguir esses suaves apelos internos.
A palavra de Deus para você hoje: Seja sensível às “cutucadas” do Espírito Santo, não importa o quanto elas possam ser pequenas.