No competitivo mercado de tecnologia, a qualidade de um suporte técnico quando se trata de business to business pode ser um fator decisivo para o sucesso de uma empresa. E foi neste cenário que um time brasileiro da Trimble, empresa global de tecnologia, que atua com suporte aos clientes de um software de gerenciamento de processos industriais se tornou um caso de sucesso.
Ednaldo Gomes, Moises Rabelo e Leonardo Gervilla passaram a para dar apoio ao time internacional devido à demanda crescente de atendimento durante a pandemia. O desafio foi grande, já que além do atendimento em inglês ou espanhol, eles tinham que lidar com o uso do Trimble Wedge aplicado às mais diferentes rotinas e segmentos, desde o químico, passando pelo têxtil, celulose e papel, até o ramo alimentício.
“O software é versátil e pode ser aplicado a qualquer rotina industrial, assim como nós tivemos que ser. Já realizamos atendimento para clientes da Alemanha, Inglaterra, República Tcheca, Finlândia, Itália e Portugal”, comenta o especialista em tecnologia, Ednaldo Gomes.
Com habilidades técnicas sólidas, versatilidade no uso de diferentes idiomas e uma atitude proativa, o time brasileiro se tornou referência. De acordo com o gerente de operações do Wedge, Moisés Rabelo, esta série de fatores contribuíram para o reconhecimento do time no âmbito global da companhia.
“O fato de conhecermos muito bem o software foi crucial para termos esse desempenho de destaque e passarmos a atender de forma fixa clientes que antes não estavam no nosso escopo. O fato de o time ter um atendimento trilíngue, com português, inglês e espanhol, e o fuso horário brasileiro poder ser visto como um complemento aos fusos europeus e norte-americanos contribuíram para o reconhecimento”, explica o gestor, que exemplifica.
“Temos uma diferença de fuso horário de 6 horas em relação ao fuso da Finlândia. Então, se o time de lá já houvesse encerrado o expediente e um cliente local acionasse o suporte, nós aqui no Brasil passaríamos a atender. Essa possibilidade de ter o suporte em diferentes horários e idiomas para os clientes foi um diferencial que fez o time brasileiro se destacar”, conta Moisés.
O analista de TI Leonardo Gervilla explica como viu sua atuação evoluir. “Antes, nossos principais clientes eram da América do Sul e com o crescimento da demanda, passamos a atender aos poucos como complemento de suporte à Trimble em outros países. Essa otimização foi incorporada ao nosso dia a dia e o fato de conhecermos muito bem o software ajudou a lidar com clientes que têm diferentes questões e diferentes níveis de conhecimento do Trimble Wedge”, explica o profissional.
Valorização
O trabalho desses três profissionais tem sido fundamental para a satisfação e fidelização dos clientes. O destaque da atuação do time é complementado com o incentivo para que os funcionários sejam autônomos e reconhecidos dentro da companhia.
“A Trimble reconhece o valor destes funcionários e se empenha em promover e incentivá-los com treinamentos contínuos e oportunidades de crescimento profissional. Somos uma companhia de tecnologia, mas mantemos o foco na importância de valorizar nossa matéria-prima humana. Sabemos que o sucesso em qualquer área depende disso”, analisa a diretora de Desenvolvimento de Negócios, Fátima Gonçalves.
Sobre a Trimble
A Trimble é uma empresa de tecnologia que transforma o modo como o mundo trabalha, fornecendo soluções que possibilitam aos nossos clientes prosperar. Tecnologias de posicionamento, modelagem, conectividade e análise de dados conectam os mundos físico e virtual para aumentar a produtividade, qualidade, segurança, transparência e sustentabilidade. Presente com seus produtos no Brasil há mais de três décadas, a Trimble transforma indústrias como agricultura, construção, geoespacial e de transportes & logística, oferecendo produtos para os mais diversos fluxos de trabalho, desde os mais específicos até soluções corporativas que cobrem os ciclos produtivos. Para mais informações sobre a Trimble (NASDAQ: TRMB), visite: www.trimble.com.