Entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro, mais de 60 mil alunos da rede pública de ensino do Amazonas realizarão a 16ª prova do Sistema de Avaliação Educacional do Amazonas (Sadeam). Estes estudantes são do 2º ano do Ensino Fundamental, de 1.080 escolas estaduais e municipais, da capital e do interior do estado.
Assinaram o termo de adesão em regime de colaboração para o ICMS da Educação. Os principais pontos positivos a partir da implantação do sistema de avaliação para o ICMS da educação são: análise temporal da evolução da aprendizagem (anual); tempestividade dos resultados; ampliar a participação dos estudantes; indicadores baseados na nossa realidade e melhor utilização dos indicadores no enfrentamento das desigualdades educacionais.
O resultado das provas do Sadeam, além de fazerem parte do Programa Amazonas + Alfabetizado, lançado em agosto pelo governador Wilson Lima e pactuado com os 62 prefeitos em evento com a presença do ministro da Educação (MEC), Camila Santana, também compõe um dos cinco itens de condicionalidades para que os entes federados possam concorrer a receber os recursos da complementação Valor Aluno/Ano por Resultados (VAAR).
Realizada desde o ano de 2008, a prova do Sadeam tem o objetivo de medir o desempenho escolar dos estudantes para oferecer subsídios para a reformulação de políticas públicas e contribuir para a composição do Índice de Desempenho Educacional do Amazonas (Ideam) e da Distribuição de Rateio do ICMS Educação (DREI).
A prova do Sadeam também atua no diagnóstico dos níveis de aprendizagem, medindo a qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas da rede pública.
Escola Almirante Barroso
Uma das 1.080 escolas que realizarão a prova do Sadeam é a Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Almirante Barroso, localizada no Bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.
A escola vem se preparando para a realização da prova com mini simulados e com as provas da Avaliação de Verificação da Aprendizagem do Amazonas (Avam), utilizando os mesmos descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontecerá no mesmo período.
A diretora da Eeti Almirante Barroso, Zaira Esper, reforçou que a prova do
Sadeam também é uma avaliação importante, pois permite avaliar o trabalho que vem sendo feito e contribui para uma melhor qualidade de ensino para os alunos.
“Toda avaliação é importante, pois avalia o trabalho de todos e principalmente o nível de aprendizagem dos alunos. Precisamos fazer com que nossos estudantes avancem cada vez mais e melhor”, falou a gestora.
A estudante Isabella Ribeiro, de 7 anos, é uma das alunas da Eeti que vai realizar a prova. Ela contou que os mini simulados têm a tranquilizado para as provas, pois se familiariza com as questões e respostas.
“Eu gosto de fazer os simulados. Antes, eu ficava mais nervosa. Mas, agora, quando eu começo a ler, eu sei a resposta e então fico feliz”, contou Isabella.
Amazonas+ Alfabetizado
Em agosto de 2023, o Governo do Amazonas juntamente com as prefeituras municipais, assinaram o termo de adesão em regime de colaboração para o programa Amazonas + Alfabetizado e ICMS da Educação. Os principais pontos positivos a partir da implantação do sistema de avaliação para o ICMS da educação são: análise temporal da evolução da aprendizagem (anual); tempestividade dos resultados; ampliar a participação dos estudantes; indicadores baseados na nossa realidade e melhor utilização dos indicadores no enfrentamento das desigualdades educacionais.
O resultado das provas do Sadeam também compõe um dos cinco itens de condicionalidades para que os entes federados possam concorrer a receber os recursos da complementação (Valor Aluno/Ano por Resultados (VAAR). O VAAR é uma complementação da União ao Fundeb, que utiliza indicadores de qualidade educacional como parâmetros definidos pelo INEP para distribuição dos valores com base em dados do Censo Escolar.