O Mercado Pago, o banco digital do Grupo Mercado Livre, acaba de lançar mais uma funcionalidade voltada para a segurança do usuário, o Pessoa de Confiança, que permite adicionar outra pessoa à sua conta, permitindo que ela reporte, como representante do titular, casos de roubo ou perda do celular. Dessa forma, o usuário consegue manter sua conta segura, de forma fácil e rápida, impedindo que bandidos façam transações financeiras.
Além da novidade, o Mercado Pago acaba também de disponibilizar para os usuários um site com informações sobre como aplicar os recursos disponíveis para proteger tanto os usuários do banco digital quanto os usuários dos meios de pagamento para que possam fazer transferências, pagamentos e compras com tranquilidade. Dicas para se proteger de golpes virtuais e também acesso rápido para reportar roubo de celular ou qualquer problema com a conta.
De acordo com Fabiana Saenz, diretora de Inteligência Antifraude do Mercado Pago, o banco digital trabalha de forma incansável para combater o mau uso da sua plataforma. “Investimos na melhoria contínua de tecnologias, processos e pessoas, com o objetivo de proteger os dados dos usuários”, afirma a executiva.
A funcionalidade Pessoa de Confiança oferece uma nova forma para o banco digital proteger a conta do usuário. “Quando há um caso de roubo ou perda do celular, o usuário deve reportar imediatamente ao Mercado Pago para que todas as sessões sejam encerradas e os dispositivos vinculados, removidos”, explica. “Com o Pessoa de Confiança, o usuário pode convidar o pai, mãe ou cônjuge, por exemplo, para que o ajude a proteger a conta. E em caso de movimentação suspeita, essa pessoa pode reportar o problema de forma rápida e fácil através de uma pessoa de sua confiança”, menciona Allan Buscarino, head de segurança da informação do Mercado Pago.
“Essa é mais uma funcionalidade que criamos para facilitar a vida dos nossos usuários em eventualidades, que chega para somar ao leque de opções que já damos em nossos canais de atendimento oficiais. Queremos simplificar a vida de nossos usuários e tornar os fluxos de uso cada vez mais seguros e simples”, complementa Allan.
Os canais de atendimento oficiais estão listados em https://conteudo.mercadopago.com.br/atendimento-mercado-pago-como-entrar-em-contato, e funcionam dentro e fora do aplicativo, para eventuais dúvidas e orientações: www.mercadopago.com.br/ajuda; botão ‘Ajuda/Fale Conosco’ no aplicativo e site, para contato por chat ou e-mail; ou ainda pelo telefone 0800 637 7246.
Como ativar o Pessoa de Confiança
Para ativar essa função, é bem simples. Ao entrar na conta do Mercado Pago pelo aplicativo ou pelo computador, o usuário deve:
- Clicar no perfil de usuário;
- Em seguida, selecionar a opção “Segurança”;
- Ao fazer isso, abrirá no site ou no aplicativo todas as opções de configuração que garantem a segurança do usuários;
- Selecionar, então, a opção “Pessoas de confiança” e, em seguida, “Convidar pessoa de confiança”;
- Preencher o espaço em branco com o e-mail da pessoal de confiança e clicar em convidar. A pessoa de confiança receberá um e-mail para confirmar o cadastro.
Como a Pessoa de Confiança pode reportar o bloqueio da conta
Ao ser adicionada como pessoa de confiança, ela receberá um e-mail do Mercado Pago para responder ao convite do usuário. Aceitando-o, estará apta a reportar casos de roubo ou perda do celular do usuário titular.
Além disso, na área de segurança, dentro do perfil do usuário, aparecerá o nome de quem ele é uma pessoa de confiança. Ao selecionar o nome do usuário, a pessoa de confiança será direcionada para uma nova tela, em que ela poderá ajudar seu amigo ou parente. Para isto, basta clicar em “reportar roubo ou perda de telefone”.
É importante ressaltar que a pessoa de confiança também deve ser usuária do Mercado Pago ou do Mercado Livre. Além disso, a funcionalidade também está disponível no aplicativo Mercado Livre e, ao cadastrar o e-mail da pessoa de confiança via aplicativo do Mercado Pago, ela é, automaticamente, registrada na mesma ferramenta de segurança da plataforma de compra.
Além da novidade, o Mercado Pago disponibiliza outras ferramentas para potencializar a segurança do usuário, como:
Autenticação em dois fatores – a verificação em duas etapas funciona como uma segunda camada de segurança para aumentar a proteção do usuário. O Mercado Pago disponibiliza como métodos de verificação a biometria, o Código QR e o Google Authenticator.
Métodos biométricos para desbloquear o app – ao configurar o método de desbloqueio do aplicativo, escolha os biométricos (impressão digital, face ID ou touch ID, dependendo do sistema operacional do celular), pois ajudarão a proteger a conta. No Mercado Pago, o usuário pode utilizar tanto a digital como o rosto e, toda vez que quiser entrar na conta, basta usar a digital ou rosto para desbloqueá-la.
Dispositivos vinculados – Na área de segurança do Mercado Pago, o usuário também consegue visualizar os dispositivos em que uma sessão foi iniciada, podendo desvinculá-los caso não os reconheça.
No site recém-lançado com conteúdos sobre segurança, além das funcionalidades de segurança do aplicativo, o usuário conta com dicas para deixar a conta do banco digital ainda mais segura, como, por exemplo:
- Escolha apenas o método biométrico do seu celular para desbloquear o app.
- Desabilite também o PIN ou o desbloqueio padrão, pois são métodos fáceis de adivinhar. Caso seja necessário usar PIN ou código para desbloqueio, evite números consecutivos ou repetidos. E se usa um padrão, evite padrões comuns, como formato das letras Z, N, L ou S.
- Sempre que possível, mantenha o reconhecimento facial e o código QR sempre ativos como métodos de verificação, pois oferecem a melhor proteção contra roubo de celular ou de conta.