A Gtex, empresa brasileira do setor de higiene e limpeza, inaugurou um Centro de Distribuição. O novo espaço está situado no município de Guarulhos, em São Paulo, e ocupa mais de 40 mil m² de área construída, contando com mais de 500 colaboradores. Além disso, foi anunciada a construção de uma fábrica que deverá ser concluída em 2025.
Foi feito um investimento de aproximadamente R$ 60 milhões para a implantação do CD. Essa expansão faz parte do plano estratégico para os próximos anos, que visa aumentar a capacidade produtiva, de armazenamento e distribuição das linhas de produtos da Gtex no mercado brasileiro.
“Com a entrada em operação do novo CD, a Gtex reforça seu compromisso com a inovação, eficiência e otimização de processos, reforçando o objetivo de aumentar o nível de serviços oferecido aos nossos clientes”, afirma a CEO do Grupo Gtex, Talita Santos.
A realização desse projeto também tem como objetivo aperfeiçoar os serviços e o atendimento da companhia, que está presente em mais de 50 mil pontos de venda em todo o País e é responsável por marcas como Urca, Baby Soft, UFE, Ruth Care, Amazon, Hiper Clean, Espumil e Classic.
Maior eficiência e aumento de capacidade
Houve aumento na capacidade de armazenamento, passando de 9.300 para 15.000 posições de pallets disponíveis após a construção do novo CD, indicando um crescimento de 60%.
O espaço se destaca pelo aumento nas docas para carga e descarga, que passaram de 16 para 26, representando um aumento de 63% na capacidade anterior. Uma operação contínua 24/7 foi implementada, trazendo melhorias ao sistema logístico da empresa. Além de reduzir o tempo de espera para o carregamento dos caminhões, isso oferece maior conforto e segurança aos motoristas e ajudantes, segundo a empresa.
“A meta é ampliar em 85% o espaço onde serão instaladas as novas máquinas de envase dos líquidos, 25% dos equipamentos de sopro, que permitem moldar os recipientes, proporcionando um aumento de 87% no giro das caixas prontas para serem embarcadas por mês”, acrescenta Talita.
Consumo pelos brasileiros
Os produtos da Gtex estão atualmente presentes em aproximadamente 50% dos lares brasileiros, com foco nas classes B, C e D, que representam 92% da população do País, equivalente a 196 milhões de habitantes. Esse crescimento é resultado da constante inovação do portfólio, permitindo à empresa expandir organicamente e inorganicamente no mercado brasileiro.
O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos foi um dos que mais sofreram com a inflação dos últimos anos. Entre os desafios dos aumentos nos custos de produção, está a dificuldade de manter um consumidor fiel e com poder de escolha na hora da compra.
A indústria, no entanto, considera que os produtos multifuncionais e a valorização dos ingredientes são diferenciais para o consumidor. O tema foi abordado durante o primeiro dia da Semana Abihpec de Mercado 2023, nesta segunda-feira, 2, evento organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Por M&C