A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), em parceria com Pacto Global da ONU no Brasil, EY, Aliança Empreendedora, Migraflix e Plataforma Refugiados Empreendedores, realiza na tarde da próxima 4ª feira (16/11), das 13h30 às 17h30, o 1º Encontro Presencial de Refugiados Empreendedores em São Paulo.
Com o objetivo de promover a troca de experiências sobre os negócios dos empreendedores, abordando as oportunidades e os desafios de empreender no Brasil, o encontro busca impulsionar o networking entre os participantes e trazer conteúdos e palestras essenciais para essa jornada.
A Plataforma Refugiados Empreendedores conta com 30 empresários refugiados de São Paulo de 12 diferentes nacionalidades que empreendem em sete diferentes segmentos de negócio: arte e design, artesanato, automotivo, cosmético e beleza, gastronomia, idioma e moda. O 1º Encontro Presencial de Refugiados Empreendedores em São Paulo é gratuito e aberto para a cobertura da imprensa.
Dentre os participantes do encontro, o afegão Sorab já confirmou sua presença. Ele tem um restaurante no bairro da Liberdade e conseguiu trazer sua família ao Brasil em fevereiro deste ano, por meio do visto humanitário concedido pelo governo brasileiro em razão do conflito no país. A diversidade cultural do país reflete os pratos do menu de seu restaurante.
“Como o Afeganistão sempre foi uma zona conflituosa e concentra muitas pessoas de diferentes locais do mundo, isso acaba refletindo em pratos marcados por uma fusão de sabores e que agradam muito facilmente ao paladar”, explica Sorab, proprietário do restaurante Koh-I-Baba.
O 1º Encontro Presencial de Refugiados Empreendedores em São Paulo contará com palestrantes que abordarão oportunidades de microcrédito para refugiados e migrantes; equilíbrio das finanças e investimentos (participação virtual de Nathalia Arcuri); como apresentar os negócios de forma eficiente; e depoimento de duas pessoas refugiadas empreendedoras sobre seus negócios. Ao término das palestras, serão feitos grupos de trabalho que discutirão soluções para os negócios e fomento de networking aos refugiados empreendedores.
As inscrições para o encontro devem ser feitas pelo seguinte formulário: http://bit.ly/encontroempreendedoressp
Plataforma Refugiados Empreendedores
Atualmente, considerando a atuação nacional da plataforma, há 127 empreendedores refugiados listados em 37 cidades brasileiras, sendo tais negócios majoritariamente compostos por mulheres de nacionalidade venezuelana que lideram empreendimentos no segmento da gastronomia.
“O empreendedorismo é uma das principais fontes de renda de pessoas refugiadas no Brasil, em muitos casos sendo a principal receita de sustento das famílias. A diversidade dos empreendimentos liderados por pessoas refugiadas reflete as distintas nacionalidades, áreas de atuação de cada negócio e localidades onde estão inseridas. Em comum, estes empreendimentos geram renda para o sustento de suas próprias famílias, dinamizam as economias locais e contribuem com outros setores que se integram nas cadeias dos negócios, como os fornecedores, os serviços de entrega, serviços financeiros e outros”, afirma Vanessa Tarantini, Assessora de Meios de Vida do ACNUR.
Agenda
1º Encontro Presencial de Refugiados Empreendedores em São Paulo
Local: EY-SP – Av Pres. Juscelino Kubitschek, 1909, Torre Norte, 10 andar, Vila Nova Conceição
Data e horário do evento: dia 16 de novembro, das 13h30 às 17h30
Inscrições: http://bit.ly/encontroempreendedoressp