Toblerone deve remover o pico da montanha Matterhorn de sua embalagem quando parte da produção de chocolate for transferida da Suíça para a Eslováquia.
A barra em forma de pirâmide, que reflete o pico alpino, passará por uma reformulação da rotulagem e incluirá a assinatura de seu fundador, disse seu fabricante.
A empresa norte-americana Mondelez disse que a imagem da montanha de 4.478 metros (14.692 pés) será substituída por um cume mais genérico.
Regras estritas foram aplicadas sobre a “Suíça” desde 2017.
Eles afirmam que os símbolos nacionais não podem ser usados para promover produtos à base de leite que não sejam fabricados exclusivamente na Suíça. Para outros alimentos crus, o limite é de pelo menos 80%.
Em comunicado à BBC, a Mondelez disse que estava transferindo parte da produção para fora do país para “responder ao aumento da demanda mundial e aumentar nossa marca Toblerone para o futuro”.
Ele disse que sua nova embalagem incluiria um “novo e distinto tipo de letra Toblerone e logotipo que se inspiram ainda mais nos arquivos Toblerone e na inclusão da assinatura de nosso fundador, Tobler”.
Toblerone, o chocolate em forma de montanha feito de leite suíço com mel e nougat de amêndoa, foi colocado à venda pela primeira vez em 1908 em Berna, capital da Suíça.
Mas foi somente em 1970 que a silhueta recortada do Matterhorn estreou em sua embalagem, com o urso e a águia Bernese aparecendo antes disso, de acordo com o site Toblerone.
Mondelez disse que Berna é “uma parte importante da nossa história e continuará a ser no futuro”.
Em 2016, Toblerone gerou polêmica ao mudar o design da barra de chocolate para espaçar os distintos pedaços triangulares em uma tentativa de manter os custos baixos.
Depois de muitas críticas, a empresa voltou à forma original dois anos depois.
*Com informações: BBC