A primeira edição do Festival de Cinema Galo da Serra aconteceu entre os dias de 06 a 08 de dezembro, em Presidente Figueiredo-AM, consolidando-se como um marco cultural para a cidade e para a Amazônia. Durante três dias de intensa programação, o festival reuniu arte, cinema e sustentabilidade, com eventos realizados nos auditórios do IFAM, UEA e Prefeitura de Presidente Figueiredo, além de uma cerimônia final que emocionou o público, mesmo diante de desafios.
A programação incluiu oficinas pela manhã, mostras competitivas de curtas de ficção, documentário e animação, à tarde, exibição de longas-metragens, à noite. A atmosfera foi ainda mais especial com a distribuição de pipoca e refrigerante ao público e a animada presença do mascote Galito, que conquistou a plateia e se tornou a estrela das fotos.
O encerramento do festival no último domingo, apesar de adversidades, foi celebrado com êxito. A cidade enfrentou uma interrupção de energia elétrica das 7h às 18h45, o que impactou a programação da manhã e da tarde. Contudo, a equipe do festival realizou uma força-tarefa e garantiu uma cerimônia final memorável. O cantor Leandro Negreiros abriu o evento com uma apresentação musical, seguido da exibição da Mostra Competitiva Oficial de curtas e da tão aguardada premiação.
Os Grandes Vencedores do Festival
- Melhor Curta-Metragem de Documentário – Visitando Luiza (André Moura Lopes, Fortaleza/CE)
- Melhor Curta de Animação – Pororoca (Fernanda Roque e Francis Frank, Juiz de Fora/MG)
- Melhor Videoclipe – Soluços (Lara Aufranc e Tarsila Araújo)
- Melhor Curta da Mostra Urubuí – Rios Coloridos (Doreto)
- Melhor Curta da Mostra BR-174 (Júri Popular) – Novo Livro Velho (Thiago Ramos, Brasília/DF)
- Melhor Filme Regional da Mostra Oficial – Controle (Ricardo Manjaro, Manaus/AM)
- Prêmio Filme Convidado da Mostra Urubuí – Esta Noite Seremos Felizes (Diego dos Anjos)
- Prêmio de Reconhecimento Nacional – Oton Bastos (ator de Esta Noite Seremos Felizes)
- Prêmio Revelação 2024 – Victor Samuel “Cupu” (videoclipe Uma Foto de Natal, realizador local)
- Prêmio Simbólico – Geofran Lopes, artesão responsável pelo troféu Galito
- Melhor Curta-Metragem de Ficção – Vão das Almas (Edileuza Penha de Souza Santiago Dellape, Brasília/DF)
A maioria dos premiados são de outros estados e receberão seus prêmios pelos Correios. Já os realizadores locais Doreto (Rios Coloridos) e Victor Samuel “Cupu” (Uma Foto de Natal, prêmio Revelação 2024) receberam seus troféus durante a cerimônia de encerramento.
A noite contou com a presença de nomes de destaque no cenário cultural do Amazonas, como o artista multimídia e Conselheiro Titular da Sociedade Civil na cadeira do Audiovisual do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas, Pedro Cacheado, e o repórter fotógrafo e produtor audiovisual Jimmy Christian, que também foram jurados da Mostra Competitiva Oficial e entregaram as premiações aos vencedores.
O diretor-geral do festival, Herman Antony Rebelo, destacou os desafios enfrentados:
“Foi desafiador, com muitos contratempos, como a falta de energia no último dia. Mas somos guerreiros e persistentes. Planejamos uma estratégia e, assim que a energia voltou, nossa equipe se mobilizou para concluir o evento com êxito.”
Herman também ressaltou a repercussão do festival:
“Recebemos 511 filmes, superando todas as expectativas para uma primeira edição. Isso prova o potencial do festival. Já estamos abertos a propostas de empresas que queiram apoiar as próximas edições, considerando a visibilidade gerada por este evento que atraiu atenção nacional.”
O Festival de Cinema Galo da Serra deixou um legado cultural e de conscientização para a preservação da Amazônia, consolidando-se como um evento de grande relevância.
Este projeto de realização da Trilhar Aventuras foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, com incentivo do Governo Federal União e Reconstrução e execução do Governo do Amazonas, através do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Amazonas CONEC.
O evento contou com parceiros, que apoiaram com infraestrutura: IFAM, UEA, Movieplay, TV Encontro das Águas, Rede Amazônica e Prefeitura de Presidente Figueiredo.
Para mais informações sobre o festival e futuras edições, acesse o instagram @festivaldecinemagalodaserra ou o email: [email protected]