As férias escolares de julho estão em andamento, e essa é uma época em que as crianças ficam com bastante tempo livre durante alguns dias. É também uma oportunidade para que a família aproveite mais a presença dos pequenos. No caso das crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), alguns cuidados e dicas podem tornar esse momento ainda mais divertido e agradável.
“As férias são um momento primordial para que a criança passe mais tempo com cuidadores ou outras pessoas a quem ela não tem tanto acesso”, explica a psicóloga, healthtech multidisciplinar para tratamento da criança com autismo, Julia Amed. “Além disso, é também um período para explorar e estimular os interesses e vontades da criança”.
No entanto, a psicóloga alerta que é preciso que os cuidadores compreendam que a pausa nas atividades escolares e a rotina diferente tendem a gerar desconforto para a criança. Por isso, as ações com a criança devem ser planejadas e realizadas com os cuidados necessários.
“Uma dica importante que os cuidadores devem ter em mente é sobre o planejamento da rotina, considerando as particularidades da criança. Se há uma sensibilidade maior a sons altos, por exemplo, o ideal é buscar lugares abertos e que não tenham muitos barulhos imprevisíveis, como música alta e pessoas gritando “, ressalta a psicóloga.
A seguir, a especialista indica cinco atividades para aproveitar melhor as férias com as crianças, confira!
Atividades sensoriais
Brincadeiras com massinha e argila podem ser uma boa opção, caso a criança se interesse e não se sinta incomodada. Levar a criança a jardins sensoriais, piscinas aquecidas ou de bolinhas também são alternativas interessantes.
Cozinhando em família
Que tal incluir a criança no preparo das refeições? É possível tornar esse momento divertido propondo brincadeiras de adivinhação dos sabores, em que a criança com os olhos fechados tenta adivinhar qual é o alimento que está provando ou mesmo o sabor que está percebendo: doce, salgado, azedo… Sempre lembre que a escolha das comidas depende do gosto das crianças, mas pode ser uma ótima forma de introduzir novos sabores e texturas de forma divertida.
Passeios ao ar livre
Parques, praças, jardins e praias podem ser uma excelente opção, e contam com diversos estímulos visuais, táteis e auditivos, além do contato com a natureza. Deixe que a criança explore esses espaços de acordo com suas capacidades e interesses.
Passeios culturais
Para crianças que gostam de arte, ciências e outras atividades culturais, a visita a museus, centros culturais e estações de ciência pode ser uma ótima oportunidade de proporcionar diversão e entretenimento para os pequenos, considerando os limites de cada um.
Interação com animais
A interação de crianças com TEA e animais estimula a manifestação afetiva e a expressividade de emoções. Além da interação com animais de estimação da família e de amigos, a visita a espaços como aquários e sítios pode ser muito interessante para os pequenos.
“Cada criança é única, e é muito importante respeitar os limites e as experiências de cada uma. É fundamental levar em consideração os gostos e escolhas dela na hora de decidir quais atividades realizar durante as férias. Além disso, o ideal é planejar qualquer uma das atividades com antecedência, comunicando à criança quais são os planos, o que ela vai encontrar, mostrando imagens relacionadas à atividade e reforçando o quanto será divertida a experiência”, conclui Julia.