Como difundir a cultura data-driven trazendo agilidade e eficiência? Essa era a missão de Vivo e Gauge, empresa da plataforma Haus do Grupo Stefanini, que tiveram os resultados reconhecidos na categoria tribos do Prêmio Agilidade Brasil, nesta terça-feira (5). A cerimônia ocorreu durante o Agile Trends, um dos mais prestigiados eventos do setor.
Este projeto tinha como principal desafio solucionar o uso de dados de forma escalável para as squads do aplicativo Vivo, contemplando ajuste dos fluxos e automação de processos com uso de Inteligência Artificial. Foram implementados processos automatizados utilizando Inteligência Artificial para autogestão com robôs para acompanhar e ajustar fluxos, analisar volumetria de negócios e detectar dados para redução de riscos.
Além disso, foram desenvolvidos sistemas de alerta para direcionar correções e novas automatizações tanto para áreas de negócio quanto para a equipe técnica. Foi adicionada também uma revisão na estrutura para facilitar os novos desenvolvimentos e acompanhamento, resultando em aumento da eficiência operacional, redução de custos, maior velocidade nos processamentos, correções mais ágeis e menor incidência de falhas, promovendo a cultura de squads data-driven.
“Os resultados deste projeto foram verdadeiramente impressionantes e consolidaram uma atuação de transformação da operação nos últimos 2 anos. Observamos uma redução significativa no tempo dedicado à manutenção dos fluxos de dados e uma diminuição nos custos relacionados à infraestrutura de nuvem. Além disso, a equipe alcançou agilidade na identificação e correção de problemas, com a causa-raiz sendo localizada em uma fração do tempo anterior. Ver esse trabalho ser reconhecido em uma premiação de agilidade mostrou ainda mais a eficácia das estratégias da nossa parceria com a Vivo”, comenta Amanda Gasperini, diretora de Dados, Insights e Growth da Gauge.
“Temos uma cultura data-driven que é constantemente incentivada em todas as operações e equipes da Vivo, o que não apenas fortalece nossas capacidades analíticas, mas também nos permite tomar decisões mais embasadas e estratégicas. Portanto, essa premiação é uma validação da nossa trajetória e do nosso compromisso com a inovação”, afirma Luiz Paguetti, gerente sênior de Big Data da Vivo.
Sobre a Gauge
Muito mais que uma consultoria digital, a Gauge é a parceira estratégica indicada para todas as marcas que buscam inovar e criar valor em suas relações com os consumidores. Para isso, trabalha na intersecção do marketing e da tecnologia, usando a inteligência dos dados para potencializar negócios, conectar pessoas e criar experiências.
Sobre a Haus
A Haus é a plataforma de marketing do Grupo Stefanini formado pelas seguintes empresas: Gauge, W3haus, Brooke, Inspiring e Ecglobal. Atua focada em ajudar as marcas a se relacionarem melhor com os consumidores e a aumentarem suas receitas.
Sobre a Stefanini
A Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 36 anos de atuação no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar soluções para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados.
Atua nas seguintes frentes: Consultoria (Tecnologia e Business Agility), Analytics & IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Manufatura (Indústria 4.0) e Marketing Digital. Presente em 41 países e com 38 mil funcionários, a Stefanini é apontada como empresa brasileira que mais cria valor internacional, segundo Ranking da Fundação Dom Cabral (FDC).
Texto: Vera Aranha/DFreire