SÃO PAULO – Em janeiro o Índice GS1 de Atividade Industrial, medido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, mostra que a indústria brasileira diminuiu a intenção em lançar produtos. Comparado a dezembro de 2023, a queda do índice foi de 8,6% no dado livre de efeitos sazonais. Já em comparação a janeiro de 2023, houve queda de 1,8%.
O destaque positivo aponta para o acumulado de 12 meses, que teve crescimento de 23,1%, reflexo do ano de 2023, pois foi um período aquecido no lançamento de produtos.
Índice por região do País
Setores em destaque
Entenda o índice
Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.
ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
- Todo 1º dia útil do mês
- Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
- Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
- Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
- Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
- Número Índice (Base: média de 2012 = 100)
Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global.
A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos.
Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. Mais informações aqui.
Por Marcelo Danil/DFreire