A conselheira Yara Lins assume pela segunda vez a presidência do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). A solenidade de posse foi realizada na manhã desta sexta-feira (1º/12), no Teatro Amazonas, Centro Histórico de Manaus, zona Sul da cidade. A autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do Amazonas marcaram presença, além de amigos e familiares.
Com a fase “Tudo posso naquele que me fortalece”, Yara Lins deu início ao discurso de posse, repleto de agradecimentos os familiares e de reconhecimento ao trabalho na Corte de Contas.
“Primeiro agradeço a Deus por mais essa oportunidade e aos meus companheiros conselheiros que me apoiaram nessa nova jornada. Agradeço ainda a presença dos meus irmãos, dos meus tios que sempre acreditaram na minha competência profissional. Sempre digo que amo primeiro à Deus, segundo a minha Família e terceiro o Tribunal de Contas e juntos seguiremos para escrever as próximas páginas desse Livro chamado Vida”.
Yara Lins. nova presidente do TCE-AM para o biênio 2024/2025
Em 2017, Yara Lins foi eleita a primeira mulher a presidir o tribunal para o biênio 2018/2019. Hoje , a conselheira assume a responsabilidade de liderar a instituição, pela segunda vez, para o biênio 2024/2025.
“Primeiro agradeço a Deus por mais essa oportunidade e aos meus companheiros conselheiros que me apoiaram nessa nova jornada. Minha meta é trabalho, pacificação e colocar o Tribunal sempre como uma instituição modelo não só para o Amazonas, mas para todo o Brasil. Vamos contribuir muito com os gestores, fazendo não só a parte de punição, mas também com foco na parte pedagógica, para fazer com que os gestores possam evitar falhas e punições”.
destacou Yara Lins
O conselheiro Érico Desterro, ao deixar o cargo de presidente, desejou à nova presidente uma gestão serena, no caminho da continuidade com as diferentes gestões da Corte, sobretudo com relação ao aspecto de modernização da Casa.
“Nesses dois anos, o Tribunal evoluiu em vários aspectos fundamentais para torná- lo uma instituição moderna, sobretudo no que diz respeito a transparência, integridade, inovação tecnológica e investimento na carreira. Tudo isso eu deixo para que a nova administração possa ainda mais melhorar e fazer com que o Tribunal avance cada vez mais”.
A cerimônia também marcou a posse dos demais integrantes do corpo diretivo do TCE-AM: os conselheiros Fabian Barbosa na Vice-Presidência; Josué Cláudio Neto na Corregedoria-Geral; Mario de Mello na Ouvidoria; e Júlio Pinheiro assume a Escola de Contas Públicas.
O novo corregedor-geral Josué Neto discursou em nome dos demais conselheiros, desejndo à nova presidente da Corte de Contas uma nova gestão de excelência e também destacou a grande representatividade que é uma mulher assumir, pela segunda vez, a liderança do Tribunal de Contas Estado do Amazonas.
“É uma grande alegria presenciar a nova posse da conselheira Yara Lins dos Santos que, enquanto mulher manauara, alcançou novamente o ápice de sua trajetória, demonstrando valores, responsabilidade e respeito. A sua segunda gestão é testemunho de sua competência”.
O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, ressaltou o papel crucial que as mulheres desempenham em posições de liderança. Ele tabém ratificou a relevância da ascensão da conselheira Yara Lins ao cargo de presidente, como a única mulher do colegiado e funcionária de carreira da Corte de Contas há 48 anos, e que retorna ao comando do TCE-AM até 2025.
“Valoriza o trabalho das mulheres na liderança de uma instituição tão importante para o Estado. A posse da conselheira Yara Lins representa não apenas competência e sua capacidade técnica, mas também a promoção da igualdade de gênero”.
A senadora da bancada do Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke, prestigiou o evento e destacou as várias competências no aspecto mais humano da presidente empossada, além de evidenciar a dimensão do papel que a conselheira irá cumprir na história da sociedade amazonense.
“Falar da conselheira Yara Lins para mim é fácil, pois estreitamos as relações nos últimos tempos, podendo assim enxergar nela uma mulher de muita fibra, coragem e experiência. Deixando evidente o papel de importância para que outras mulheres um dia possam ocupar altos postos de poder e de tamanha relevância para a sociedade”.
Trajetória
Yara Lins dos Santos, a nova conselheira-presidente da Corte e Contas é formada em Direito e em Ciências Contábeis. No ano que vem, Yara Lins completará 49 anos de funcionalismo no Tribunal de Contas do Amazonas. Tendo ingressado como taquígrafa em 1975, por meio de concurso público, a atual presidente passou pelos cargos de auditora-adjunta e auditora, antes de ser empossada como conselheira, em 2014, de acordo com o portal do TCE/AM.
Por Tanair Maria