- No início deste mês, Lily Kravetz e sua prima Nina abriram seus telefones e receberam uma mensagem de texto de sua avó Nancy, uma pintora e artista contemporânea de 87 anos.
- A mensagem continha uma foto antiga de Barbies de Hanukkah únicas que Nancy havia criado para suas netas há 25 anos.
- Após receber o texto de sua avó lembrando-a da Barbie de Hanukkah, Kravetz decidiu postar um vídeo dele. Desde então, o vídeo se tornou viral, acumulando mais de 50.000 visualizações e centenas de comentários
Lily Kravetz disse melhor: Se você nunca viu essa Barbie de Hanukkah antes, é porque só existem duas no mundo, graças à sua avó, Nancy .
No início deste mês, a designer gráfica de 30 anos que mora no Brooklyn, Nova York, e sua prima Nina abriram seus telefones para uma mensagem de texto de sua avó, uma pintora e artista contemporânea de 87 anos . A mensagem continha uma foto antiga de bonecas Barbie que Nancy havia transformado em criações únicas para as mulheres há 25 anos.
“Eu sei que ela sempre usa voz para texto”, Kravetz conta exclusivamente à PEOPLE. “Então, quando recebo suas mensagens, consigo ouvi-las porque sei que ela está usando voz para texto. Eu só achei a frase de abertura, ‘Barbies estão na moda novamente’, tão fofa porque sua compreensão dessas novas referências da cultura pop e como elas circulam ao longo do tempo é realmente doce e interessante.”
Olhando para trás, Kravetz, que cresceu em Phoenix, diz que não se lembra especificamente de ter ganhado a Barbie de Hanukkah — ou mesmo de ter pedido uma. Mas, pelo que ela consegue se lembrar, ela sabia que ela existia.
“Eu sei que isso impactou minha identidade judaica”, ela continua. “Eu realmente não tinha essa concepção de ser ‘outra’, embora eu fosse uma das duas únicas crianças judias na minha escola em Phoenix. Mas eu estava muito confortável e orgulhosa da minha identidade judaica porque minha avó tornou isso muito fácil, com coisas como essa boneca e jantares de Shabat.”
“Não sei onde minha prima Nina guarda as dela, mas as minhas com certeza ainda estão na casa do meu pai em Phoenix”, ela acrescenta sobre as bonecas.
Para fazer a boneca, Kravetz diz que sua avó usou sua máquina de costura Singer antiga — aquela com mesa embutida — que ela usa há cerca de 60 anos.
Com a máquina, ela fez duas roupas para as bonecas: uma roupa de cozinha e uma roupa de festa, e também transformou o interior da caixa rosa exclusiva com decorações relacionadas ao Hanukkah, incluindo uma menorá e uma toalha de mesa personalizada. A roupa de cozinha é um pequeno avental com uma estrela judaica, e o vestido de festa é um vestido de coquetel clássico dos anos cinquenta com uma estrela judaica e um padrão de menorá.
“Ela me disse que o vestido era mais difícil de fazer do que um vestido adulto por ser pequeno e complexo”, diz Kravetz.
“Ela costumava fazer pequenas aulas de costura com meus primos, e nós fazíamos pequenas almofadas e outras coisas. A máquina de costura estava sempre ronronando”, acrescenta Kravetz.
Recentemente, Kravetz começou a compartilhar as obras de arte de sua avó no Instagram e no TikTok . Após receber o texto de sua avó lembrando-a da Barbie de Hanukkah, ela decidiu postar um vídeo dele. Desde então, o vídeo se tornou viral, acumulando mais de 50.000 visualizações e centenas de comentários.
“Eu amo isso tanto 💙 nada como uma avó judia 🥹👏”, comentou um usuário.
“Pare!! Isso é tão bem feito?? O tecido de Hanukkah é muito fofo💕”, escreveu outra pessoa.
Outra pessoa disse: “Não dava para perceber que era feito em casa, é tão fofo.”
Depois que o vídeo foi ao ar, Kravetz mostrou para sua avó, que ficou chocada com todos os comentários positivos.
“Ela não conseguia acreditar”, diz Kravetz. “Ela disse, ‘50.000? Isso não pode estar certo.’ Mas ela está tão animada e, honestamente, ela está tão feliz. Ela cria todos os dias e ficaria feliz com ou sem seu trabalho em um museu. Então ela estava animada que as pessoas estivessem interessadas em suas criações e sua história.”
“Sinto que o judaísmo é uma parte enorme dela como pessoa e artista”, acrescenta Kravetz. “Ela tem uma colagem linda chamada Sabbath Bride que foi feita para parecer renda e incorpora diferentes componentes de itens rituais judaicos.”
“Acredito que tudo o que minha avó fez vai valorizar com o tempo porque acho que ela vai se tornar uma artista famosa, e esse é meu objetivo”, Kravetz continua. “Então, definitivamente vou manter a Barbie na família e passá-la para meus filhos, se eu os tiver.”