Para quem quer transformar a ceia de Natal em um momento ainda mais especial, os bolinhos de shimeji e shitake são uma opção sofisticada para incrementar a mesa no fim de ano. Criada por Tatiana Parise, empresária à frente do Buffet Villa Kids Galpão, no ABC Paulista, a receita é perfeita para quem busca uma entrada elegante, cheia de sabor, que atende a todos os paladares, especialmente aqueles que preferem pratos sem carne, como vegetarianos. “Essa receita traz uma harmonia única de texturas e sabores, combinando o toque marcante dos cogumelos com os específicos da muçarela de búfala, encantando até os mais exigentes”, explica Tatiana.
A apresentação dos bolinhos é um verdadeiro espetáculo e pode deixar o cardápio de Natal ainda mais especial. Empratamento em cerâmica preta e decoração com flores alia requinte e simplicidade. A empresária Tatiana Parise, à frente do buffet andreense, explica o passo a passo dessa receita exclusiva. Confira!
Ingredientes:
1Kg de Shimeji (500gr do preto e 500gr do branco);
1Kg de Shitake;
Meia cebola;
3 dentes de alho;
4 colheres de óleo;
Sal a gosto;
2 copos de farinha de trigo;
500 gramas de muçarela de búfala.
Para fritar:
2 ovos;
1 copo de farinha de trigo;
3 copos de farinha panco;
1 panela com aproximadamente ½ litro de óleo (quente).
Modo de preparo:
Cortar o shimeji em pedaços pequenos e reservar. Levar à panela o óleo, a cebola e o alho picados e deixar dourar em fogo baixo. Juntar o shimeji picado e mexer tudo para incorporar. Acrescentar o sal e em seguida a farinha de trigo aos poucos. Mexer até incorporar os ingredientes, por aproximadamente 3 minutos. Retirar a panela do fogo e despejar o conteúdo em uma travessa e deixar esfriar.
Abrir parte da massa do tamanho da palma de uma mão e colocar no meio da massa aberta, um cubinho de muçarela. Fechar em forma de bolinho arredondado. Após terminar todos bolinhos, passar na farinha de trigo, no ovo mexido e por último na farinha panco. Fritar os bolinhos de 5 em 5 em panela de óleo quente até ficarem dourados e crocantes. Os bolinhos podem ser servidos como entrada ou até como petisco.