Entre os dias 3 e 6 de dezembro, ocorrerá na Fea/Usp (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) a 26ª edição do Engema (Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente), com o apoio da FIA – Fundação Instituto de Administração. O evento contará com a participação da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), que apresentará três trabalhos aprovados na modalidade defesa oral da professora doutora Michele Aracaty, do Departamento de Economia e Análise da Ufam (DEA/Ufam), juntamente com os coautores Alinny Gonçalves Pereira, Ana Carolina Neves Tavares, Georgia Costa Grijo da Silva e Silvio Cezar Arend.
As três pesquisas autorizadas para apresentação no Engema analisam as Cadeias Produtivas Amazônicas com foco no Desenvolvimento Regional Endógeno. Os outros dois artigos científicos discutem temas como a Bioeconomia na região amazônica e a Economia Verde, que procura equilibrar o Crescimento Econômico, Social e a Responsabilidade Ambiental.
Além de estar entre os eventos mais importantes do país, Aracaty destaca que o Engema possui um papel importante dentro da discussão que envolve a temática, que busca essa conexão no contexto internacional. A primeira edição do encontro surge em função da Rio eco 92 e desde então tem se consagrado um espaço de discussões relevantes sobre o meio ambiente. “Tenho acompanhado o evento ao longo dos últimos anos sempre levando para a pauta as discussões sobre a Amazônia dada a relevância no âmbito da sustentabilidade. É um evento internacional que possibilita muitas parcerias futuras. Neste ano mais uma vez representaremos a Ufam e o Amazonas no evento”, destacou.
Outro destaque é o grupo da Amazônia que foi criado para receber os trabalhos da região. “Sou uma das avaliadoras e coordeno as mesas de debate. Ao longo dos anos temos recebido um volume maior de trabalhos, o que ajuda a fortalecer a discussão”, ressaltou.
Segundo a coordenadora, o tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas à sustentabilidade, inovação e desenvolvimento na Amazônia. Abrange tópicos como: empreendedorismo social, gestão e planejamento de negócios sustentáveis, gestão territorial, governança, inovação, mudanças climáticas, políticas públicas e ações institucionais, cadeias produtivas e tecnologias sustentáveis, todos focados na realidade da região Amazônica.
Sobre o evento
Em 2024, o evento completa 26 anos e acontece, novamente, em formato híbrido, com atividades presenciais e online. O tema central deste ano, “A Crise Mundial Global e a Vocação Brasileira para a Sustentabilidade”, reflete os desafios e oportunidades que o Brasil enfrenta no cenário global, destacando-se como um potencial líder na promoção de práticas sustentáveis. Durante o encontro, serão promovidos debates e a troca de conhecimento científico-tecnológico em torno da sustentabilidade, com contribuições de renomados especialistas do Brasil e do exterior.
O evento acadêmico é realizado anualmente para propiciar o intercâmbio e a discussão da produção científico-tecnológica desenvolvida na temática da Gestão da Sustentabilidade Ecológica e Socioeconômica, envolvendo contribuições do Brasil e do Exterior.
Por sua importância, desenvolveu uma fiel comunidade interessada na diversificada e altamente relevante temática da sustentabilidade. O evento prioriza a inclusão, oferecendo a oportunidade de participação tanto para pesquisadores experientes como para iniciantes, sejam da área acadêmica, empresarial ou pública. Por isso conta com a participação de palestrantes de renome, pesquisadores, docentes, alunos de pós-graduação e de graduação com projetos de iniciação científica e profissionais de organizações públicas e privadas interessados em conhecer, contribuir e discutir as tendências da gestão da sustentabilidade.
O evento faz parte do calendário de divulgação das pesquisas e os pesquisadores do Amazonas já participaram do evento em edições anteriores.