Moradores que voltaram para casa após fugir das tempestades descobriram jacarés vagando pelos corredores e cobras em seus bairros, empurrados pelas correntes do furacão Milton, que atingiu Siesta Key, ao sul da Baía de Tampa, como uma tempestade de categoria 3 na quarta-feira.
“A água praticamente os empurrou para fora de suas áreas de lagoa. Eles estão seguindo o fluxo”, disse Rene Walker, da Tampa Bay Rescues, uma organização de resgate e conservação de animais, à NBC News.
A Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida escreveu no X após a chegada de Milton: “Alguns animais selvagens, como jacarés, cobras e ursos, têm mais probabilidade de serem vistos após uma tempestade. Estejam atentos, mantenham distância e dêem espaço a todos os animais selvagens.”
Walker disse: “Eu ficaria absolutamente preocupada com o que há lá fora. Eu não entraria em águas escuras. Eu seria extremamente cautelosa.” Ela alertou que os jacarés não querem ficar perto das pessoas, mas que se alguém tentar agarrá-los, eles vão atacá-los.
Jen Messer, que mora na área de Tampa, encontrou um jacaré rastejando em sua academia.
“Ele deu uma volta na esteira, fez exercícios aeróbicos por um segundo e então saiu por baixo da minha caminhonete”, ela disse.
Messer e seu marido ligaram para o 911, mas conseguiram espantar o jacaré para o lago perto de casa.
“Nós o orientamos, mas ele não ficou muito feliz com isso. Ele deu uma grande mordida na nossa vassoura. Foi um dia selvagem”, disse Messer.
Cobras também são vistas com frequência.
“Muitas das cobras que podem estar subterrâneas, no subsolo, foram inundadas. Assim como as pessoas foram inundadas”, disse Ron Magill do Zoo Miami. “Não as surpreenda. É por isso que digo às pessoas para evitarem a água, se possível.”
No Condado de Pasco, o membro da equipe de resgate Keith March disse ter visto algumas cobras nas águas da enchente.
“Você vai pegá-los. Nós pegamos alguns. Você verá um mocassim aquático descendo a estrada”, ele disse.
A melhor maneira de as pessoas evitarem dançar com as criaturas mais selvagens da Flórida é evitar caminhar em águas de enchentes, ter cuidado em áreas próximas a reservas de vida selvagem ou lagoas e manter os cães na coleira durante as caminhadas, disse ele.
Walker aconselhou que, se as pessoas encontrarem um jacaré em sua propriedade, “a melhor opção é provavelmente fechá-lo, não tentar interagir para capturá-lo de nenhuma maneira, formato ou forma, e chamar as autoridades, como a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida”.
Também antes de Milton, o Departamento de Saúde da Flórida pediu que as pessoas evitassem águas de enchentes por causa da exposição ao Vibrio, uma bactéria carnívora comumente encontrada em águas costeiras quentes. A bactéria pode infectar através de feridas expostas e abertas.
O furacão Helene também desencadeou sua própria onda de criaturas. Ele agitou colônias de vespas amarelas no oeste da Carolina do Norte , provavelmente por causa dos ninhos subterrâneos destruídos pela chuva, enchentes e árvores derrubadas. As colônias interrompidas aumentaram o risco de picadas e levaram as autoridades de saúde da Carolina do Norte a comprar grandes quantidades de Benadryl e EpiPens para ajudar aqueles que podem ser picados.
A tempestade matou pelo menos 24 pessoas e deixou milhões sem energia.