O furacão Milton enfraqueceu um pouco na terça-feira (08), mas continuou sendo uma tempestade feroz que pode atingir diretamente a populosa região da Baía de Tampa, algo que acontece uma vez por século, com enormes ondas de tempestade e o poder de transformar os destroços da devastação de Helene em projéteis perigosos.
A maior parte da costa oeste da Flórida estava sob alerta de furacão ou tempestade tropical, enquanto o sistema e seus ventos de 150 mph (240 km/h) giravam perto da península de Yucatán, no México, avançando em direção à costa e sugando energia das águas quentes do Golfo do México . Com a tempestade prevista para permanecer bastante forte ao cruzar a Flórida, os alertas de furacão foram estendidos na terça-feira de manhã para partes da costa leste do estado.
Categoria 5 – maior categoria com ventos acima de 400 km
O furacão Milton se fortaleceu e se tornou uma tempestade de categoria 5, na segunda-feira (07), intensificando-se “explosivamente ”, com a velocidade dos ventos aumentando em cerca de 90 mph em cerca de 25 horas .
“Milton tem o potencial de ser um dos furacões mais destrutivos já registrados para o centro-oeste da Flórida”, escreveram os meteorologistas da National Hurricane em uma previsão na noite de segunda-feira. Os meteorologistas disseram que os ventos no centro do furacão podem enfraquecer antes de ele atingir a costa durante a noite de quarta-feira, mas que a tempestade ficará muito maior, colocando grande parte da península da Flórida em perigo.
Os meteorologistas esperavam chuvas pesadas na noite de segunda-feira e precipitação mais intensa na terça-feira. O National Hurricane Center disse que esperava “ventos devastadores com força de furacão” ao longo da costa oeste da Flórida, conforme se aproxima do litoral na quarta-feira. Comunidades perto da área da Baía de Tampa podem ver até 15 pés de maré de tempestade, de acordo com as previsões do centro de furacões.
A tempestade se intensificou tão rapidamente porque as águas no Golfo do México estão com temperaturas recordes . Os meteorologistas ficaram horrorizados com a rapidez com que Milton ganhou força.
“É um furacão incrível, incrível, incrível”, disse John Morales, especialista em furacões da NBC 6 South Florida, que engasgou no ar. “Isso é simplesmente horrível.”
Os alertas de furacão levaram a uma série de fechamentos. O Aeroporto Internacional de Tampa Bay interromperá os voos às 9h, horário local. Escolas em mais de 20 condados estavam programadas para fechar na terça-feira. A Universidade da Flórida e várias outras faculdades cancelaram as aulas esta semana.
O presidente Joe Biden aprovou uma declaração de emergência para a Flórida na segunda-feira e autorizou a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) a coordenar o socorro ao desastre.
Autoridades locais emitiram ordens de evacuação obrigatória para muitas comunidades na Flórida, incluindo partes dos condados de Lee, Hillsborough e Sarasota.