OJ Simpson , indiscutivelmente uma das figuras mais controversas da história americana moderna e morreu aos 76 anos, de câncer, segundo a família de acordo com uma declaração no X (anteriormente Twitter ), o jogador de futebol do Hall da Fama, lendário locutor, ator autodepreciativo, criminoso condenado e acusado de assassinar a mãe de seus filhos e seu companheiro, morreu aos 76 anos em 10 de abril.
“No dia 10 de abril, nosso pai, Orenthal James Simpson, sucumbiu à batalha contra o câncer. Ele estava cercado por seus filhos e netos. Durante esse período de transição, sua família pede que você respeite seus desejos de privacidade e graça”, disse o post na conta X de Simpson lê.
Outrora uma personalidade célebre, aclamado por suas contribuições recordes para o futebol universitário e profissional, os triunfos e façanhas de Simpson no campo de futebol há muito foram ofuscados por sua prisão em 1994 pelos assassinatos de sua ex-esposa, Nicole Brown Simpson , e de seu amigo , Ron Goldman .
Simpson foi detido em 17 de junho de 1994, após uma perseguição policial prolongada e em baixa velocidade, transmitida ao vivo por estações de televisão em todo o mundo.
Multidões se formaram nos viadutos das rodovias para ver Simpson, que foi perseguido de forma infame em um Ford Bronco branco dirigido por seu amigo e ex-companheiro de equipe Al Cowlings.
Simpson foi julgado pelos assassinatos durante 11 meses, no que muitos especialistas jurídicos da época apelidaram de “ O Julgamento do Século ”. Sua equipe jurídica contava com os poderosos advogados Robert Shapiro e os falecidos Johnnie Cochran , Robert Kardashian e F. Lee Bailey .
Em 3 de outubro de 1995, os jurados retornaram veredictos de inocência em ambas as acusações de homicídio. Estima-se que 100 milhões de pessoas só nos Estados Unidos sintonizaram para assistir ou ouvir o veredicto impressionante.
Nascido em 9 de julho de 1947, em São Francisco, Simpson jogou futebol no ensino médio e no City College of San Francisco antes de se transferir para a University of Southern California. Simpson foi um running back dos Trojans em 1967 e 1968, liderando o país nas corridas em ambos os anos. No último ano, ele recebeu o Troféu Heisman.
Simpson foi a primeira seleção do Buffalo Bills no Draft Comum da AFL-NFL de 1969 e jogou com o time até 1978. De 1979 até sua aposentadoria em 1982, Simpson jogou pelo San Francisco 49ers, sua cidade natal.
Simpson, apelidado de “Juice”, tornou-se o primeiro jogador da NFL a correr mais de 2.000 jardas em uma única temporada em 1973, e até hoje detém o recorde de média de jardas por jogo em uma única temporada – 143,1. Ele foi o único jogador a correr mais de 2.000 jardas no formato de 14 jogos da temporada regular da NFL.
Ele entrou no Hall da Fama do Futebol Profissional com a turma de 1983.
Depois de se aposentar do futebol profissional, Simpson tornou-se locutor de futebol e locutor esportivo. Ele também se tornou conhecido por suas habilidades de atuação, aparecendo em programas de televisão como Dragnet , In the Heat of the Night e 1st and Ten , e em filmes como The Towering Inferno , Roots e a trilogia The Naked Gun .
Simpson também estrelou um filme feito para a TV chamado Frogmen . Terminado meses antes dos assassinatos, nunca foi ao ar, depois que os executivos da NBC decidiram arquivá-lo.
Aos 19 anos, Simpson casou-se com Marguerite Whitley, e o casal teve três filhos – Arnelle, Jason e Aeren Simpson. Em 1979, aos 2 anos, Aeren se afogou na piscina da família. O casal se divorciou em 1979 e Simpson se casou com Nicole Brown Simpson em 1985. Eles tiveram dois filhos – Sydney e Justin Simpson – antes de se divorciarem em 1992.
Após sua absolvição, Simpson foi processado em tribunal civil pelos Browns e Goldmans. Em 1997, um tribunal decidiu a seu favor, concedendo-lhes uma sentença de responsabilidade de 33,5 milhões de dólares. Simpson acabaria pagando apenas uma pequena fração desse valor.
Dez anos depois, Simpson foi preso em Las Vegas, Nevada, por assalto à mão armada e sequestro, depois de forçar homens a devolver objetos que ele alegava terem roubado dele. O incidente aconteceu dentro do Palace Station Hotel and Casino.
O caso foi a julgamento e, em 2008, Simpson foi condenado e sentenciado a 33 anos de prisão. Ele cumpriu quase nove anos dessa sentença no Centro Correcional Lovelock antes de ser libertado em 1º de outubro de 2017.
Após sua libertação, Simpson manteve-se relativamente discreto, mudando-se para Las Vegas. Em 2019, ingressou no X, onde foi seguido por mais de 1 milhão de pessoas. Na rede, Simpson, que anunciou pela primeira vez que tinha câncer em maio de 2023, compartilhou várias atualizações de saúde nas redes sociais, mas manteve seu diagnóstico específico em sigilo.
“Nos últimos anos – anos realmente recentes – infelizmente peguei câncer e tive que fazer toda a quimioterapia”, explicou ele em um vídeo.