O número de vagas para freelancer cresceu 14% em 2023 comparado ao ano de 2022, de acordo com dados do Banco Nacional de Empregos (BNE). No ano passado, o número de vagas cadastradas na plataforma era de 10.053 e em 2023 o número chegou a 11.485.
Neste ano, representante comercial, prospector de clientes, consultor de vendas, cliente oculto e promotor de vendas foram as cinco funções com mais vagas disponíveis. No mesmo período do ano passado, as funções com mais vagas foram representante comercial, cliente oculto, corretor de imóveis, consultor comercial e promotor de vendas.
Os dados do BNE revelam, ainda, as funções mais pesquisadas pelos profissionais em busca de oportunidade. Em 2023 designer gráfico, advogado, atendente, arquiteto e engenheiro civil encabeçam a lista, enquanto em 2022 as mais procuradas foram designer gráfico, advogado, atendente, arquiteto e motorista.
De acordo com José Tortato, COO do BNE, o aumento no número de vagas disponíveis se deve, principalmente, à flexibilidade e agilidade que essa modalidade de contratação proporciona. “O freelancer é uma alternativa interessante para as empresas, principalmente para trabalhos pontuais e que exigem especialização do profissional, mas sem a necessidade de um vínculo empregatício à longo prazo”, diz.
Outra vantagem apontada pelo executivo diz respeito à burocracia, já que a contratação de freelancers pode simplificar os processos de recrutamento e seleção. “Assim como em outras modalidades de contratação, as empresas têm acesso a talentos de todas as partes do mundo, o que permite contratar o profissional certo para a demanda, independente da sua posição geográfica”.
Tortato acredita que, para os profissionais, a flexibilidade também é uma das principais vantagens. “O profissional pode administrar o seu horário de trabalho, conciliando outras atividades profissionais e a vida pessoal. Além disso, é uma forma de adquirir ainda mais experiência e uma fonte complementar de renda”, finaliza.