A triatleta brasileira Luisa Baptista, de 29 anos, sofreu um grave acidente neste sábado (23). A atleta, que representou o Brasil na última edição dos Jogos Pan-Americanos, em Santiago (Chile), estava treinando quando uma moto bateu na traseira da bicicleta. O acidente aconteceu na Estrada Municipal Abel Terrugi (SCA-329), no distrito Santa Eudóxia, no município e São Carlos, interior de São Paulo.
O motociclista sem habilitação também ficou ferido e os dois foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Polícia Civil investiga as causas do acidente, que foi registrado como lesão corporal culposa (quando não há intenção). A moto foi apreendida.
No início da noite deste sábado, a Santa Casa de São Carlos, hospital no qual a triatleta foi internada, afirmou que Luisa Baptista chegou com um quadro de politrauma grave, com lesões no pulmão direito, fraturas de diversos arcos costais e perna direita.
Assim, após a realização de procedimentos de estabilização, a atleta estava sendo submetida a um procedimento cirúrgico, após o qual seguiria para a unidade de terapia intensiva. “O estado de saúde dela é considerado grave”, informou a Santa Casa de São Carlos.
Além de disputar a última edição dos Jogos Pan-Americanos, Luisa Baptista representou o Brasil na edição de 2019 do Pan, em Lima (Peru), oportunidade na qual foi campeã no individual e na categoria mista, e nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão), com a 32ª posição na disputa individual.
Com informações da Agência Brasil, do Portal G1e da Santa Casa de São Carlos