O Colégio Amazonense Dom Pedro II, localizado no Centro de Manaus, encerrou, oficialmente, neste sábado (18/11), a 6ª edição dos Jogos Gymnasianos (Jogym). Este ano, mais de 1,2 mil alunos do Ensino Médio participaram das atividades que integraram ferramentas pedagógicas de incentivo à pesquisa ambiental e o estímulo à prática de exercícios físicos.
Com o tema “A Fantástica Fauna Brasileira: do Oiapoque ao Chuí”, os alunos primeiro protagonizaram, em sala de aula, uma investigação sobre animais brasileiros em risco de extinção, depois, a pesquisa virou movimento, com disputa de sete modalidades esportivas. O Jogo contou com a parceria da Vila Olímpica de Manaus, local da maioria das disputas.
A primeira etapa do 6º Jogym encerrou, primeiramente, com a participação de todas as 30 turmas de Ensino Médio do Dom Pedro II na pesquisa sobre os 30 animais da fauna brasileira em risco ou ameaçados de extinção. A partir da definição dos nomes, cada turma ficou responsável pela apresentação, durante uma feira de ciências, deste animal, explorando suas características, como habitat e alimentação. Espécies como o pirarucu, o boto-cor-de-rosa, o peixe-boi e a onça pintada foram alguns dos animais escolhidos.
“Sempre com a supervisão dos professores, os alunos montaram toda a estrutura de trabalho escrito para apresentarem durante esse momento. Depois das pesquisas individuais, começaram as amostragens para toda a escola, com slides, corpo de jurados e debates sobre os resultados”, destacou a diretora da unidade estadual de ensino, Adriana Brasil.
Tradição
Depois do destaque em sala de aula, os próprios alunos confeccionaram os uniformes utilizados nas disputas do atletismo, basquete, futsal, handebol, queimada, xadrez e tênis de mesa. Oficialmente encerrado neste sábado, o 6º Jogym foi uma experiência completa, como destacou Icaro Nascimento, professor de Educação Física e um dos integrantes da equipe de seis docentes da disciplina que organizaram, juntos, mais esta edição.
“Os nossos jogos influenciam muito os nossos jovens, porque a gente trabalha com isso desde o início do ano, dentro de sala de aula. Esta é uma ferramenta que envolve todos os professores, desde os de Educação Física, como também de outras disciplinas”, ressaltou o professor.
E a tradição de participar do Jogym foi vivida a todo vapor pelo estudante Fernando Charllys, 18, que sagrou-se bicampeão de futsal, campeão de atletismo e de handebol em sua segunda participação nos jogos.
“Eu acho que o Jogym é muito bom, porque incentiva pessoas que não têm o espírito de jogar, de brincar. Eu também acho que a sala se une pelo Jogym, seja para fazer camisa, uniforme ou barulho nas arquibancadas. Eu acho que todas as escolas deveriam viver isso”, enfatizou Fernando.
A escolha por temas sociais passíveis de debate por parte dos estudantes é uma escolha do corpo docente do Colégio Amazonense Dom Pedro II. Na última edição, as pesquisas foram relacionadas aos bairros da cidade de Manaus, quando os alunos aprenderam sobre suas histórias, e também protagonizaram cenas parecidas com a edição de 2023.
Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar