BRASÍLIA – A atuação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) na busca por novas fontes limpas de energia nos portos brasileiros: esse foi o tema da palestra ministrada pelo diretor Wilson Lima Filho durante o Brazil Network Day, no Europort 2023, em Roterdã, Holanda.
Na ocasião, Lima Filho apresentou uma visão geral sobre a Antaq, com foco nos atuais projetos e na agenda ambiental da Agência, que tem como prioridade estudos relacionados às novas fontes limpas de energia, como hidrogênio e amônia. Durante sua fala, o diretor ressaltou como a participação dos portos é essencial para essas iniciativas.
Falou também sobre a importância da atuação da Antaq em aspectos relacionados ao binômio Brasil-Porto, transição energética, redução das emissões de carbono, entre outros assuntos.
“Foi muito importante a missão no sentido de apresentar as nossas principais atividades na busca pela transição energética, redução de emissão de carbono e medidas de melhoria na operação portuária”, disse.
Futuro do Brasil no mar
Ainda durante a missão internacional organizada no âmbito do programa Green Ports Partnership, na Holanda, a comitiva da Antaq visitou o porto e o canal de navegação interior, além do centro de pesquisa holandês Deltares.
Ao longo da visita técnica, o diretor reafirmou ao Vice-Prefeito de Roterdã, Robert Simons, a importância do estreitamento da relação entre o Brasil e a cidade holandesa, que consolida experiências em pautas como a transição energética e a relação porto-cidade.
“Nós visitamos um terminal no porto de Roterdã e vimos que ainda temos muito a navegar. A Antaq possui um papel importante nas ações relacionadas à transição energética no Brasil. Sabemos que o futuro do país está no mar e nas águas interiores”, comentou.
A Europort 2023, realizada entre os dias 7 e 10 de novembro, é uma exposição da indústria marítima internacional com cerca de 1.000 empresas expositoras, sendo uma referência na agenda marítima mundial.
O evento contou com a participação do nosso Embaixador dos Países Baixos, Fernando Silva Magalhães, do Governador do Ceará, Elmano Freitas, além de vários representantes do Governo Federal e do setor privado.
Por Antaq