Durante reunião solene realizada no plenário Adriano Jorge, na manhã desta quarta-feira (01/11), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) prestou uma homenagem aos 50 anos do Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Amazonas (OCB).
Por propositura do vereador Elissandro Bessa, o presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, José Merched Chaar, foi agraciado com uma placa de honra ao mérito por representar as entidades que fortalecem o setor de cooperativismo no estado. “Foi na OCB que os trabalhadores encontraram apoio. Quando fundamos a OCB, havia uma estrutura acanhada, mas tinha uma vontade de crescer, fazer e acontecer imensa. E, hoje, quando tenho a oportunidade de conviver e estar próximo das cooperativas, vejo a qualidade dos gestores, dos diretores, dos presidentes, dos conselhos fiscais. Conseguimos colocar na cabeça do trabalhador o quanto é importante consolidarmos o cooperativismo. Fomos aprendendo e lapidando esse diamante para chegarmos onde chegamos. E valeu a pena”, ressaltou o vereador Bessa.
O presidente do Sistema OCB-Sescoop Amazonas, José Merched Chaar, destacou a figura da superintendente do Sindicato e da Organização das Cooperativas no Estado do Amazonas, Cláudia Sampaio Inácio, para homenagear a todos os membros das entidades cooperadas. Merched relatou a trajetória do cooperativismo no Amazonas a partir da chegada dos japoneses.
Merched destacou, ainda, a fase atual. “Hoje, estamos enfrentando novos desafios como a reforma tributária. Graças a Deus tivemos a preservação do ato cooperativo. Mesmo, porque, quase 50% de tudo o que se produz sai dos campos e cílios de cooperativas. Alimentamos quase 1 bilhão de pessoas. É suficiente? Não. Nós temos que diminuir a fome e o cooperativismo é o caminho. Temos que ter um olhar diferenciado para a saúde de nosso caboclo e o cooperativismo é, sim, a saída para isso. Basta ter boa vontade política. Queremos produzir com tecnologia e competitividade. Somos um time que caminha junto, temos muitas coisas para fazer, mas já caminhamos muito”, disse Merched.
Entidades
Várias entidades foram homenageadas pela CMM. Entre elas, a Cooperativa das Empresas de Energia Renovável do Amazonas (Coopersol), representada pelo vice-presidente, o engenheiro civil Cláudio Guenka. “Esse reconhecimento prestado pela CMM é uma forma de nos incentivar a continuar nossa trajetória, a buscar mais inovações e tecnologias para aproveitar o que temos como vocação natural em nosso estado: o sol. Estamos focados em destacar ainda mais a importância de uma energia limpa e renovável, o que não traz apenas benefícios sustentáveis para a população mas, também, benefícios econômicos e sociais”, disse o vice-presidente da entidade, Cláudio Guenka, que concorre ao cargo de diretor Geral da Mútua-AM (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-AM).
O engenheiro civil Alisson Leão, candidato a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), esteve presente no evento. Ele destacou a importância do cooperativismo para as categorias profissionais. “A união de profissionais, de empresas, é uma saída eficiente para fazer frente às dificuldades comuns. Juntos, é possível alcançar novos mercados e lucrar mais”, afirmou Alisson.
Petrucio Magalhães
José Merched relembrou a importância de Petrucio Magalhães, um dos precursores do cooperativismo no estado, para implantar e fortalecer o terceiro setor. No evento, esteve presente Petrucio Magalhães Júnior, filho do precursor, que durante o período em que esteve como titular da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), estimulou o cooperativismo em diversos municípios do Amazonas.