A ribeirinha Tatiana Souza, moradora da Comunidade Agrícola Governador Amazonino Mendes, que foi fundada em 10 de abril de 1994, conhecida popularmente como Agrovila, mostra como uma simples viagem de bote, que antes levava 45 minutos com o rio na cheia, passou a ter mais de duas horas e meia de duração.
Isso porque todos os ribeirinhos de comunidades próximas a Manaus, uma vez no mês, ao menos, precisam vir a capital amazonense para comprar mantimentos como: ração para os animais de criação, feijão, arroz, macarrão, diesel, gasolina, para subsistência.
A comunidade sobrevive da pesca, da criação de animais e de pequenos agricultores familiares. A mesma fica localizada na área do Tarumã-Mirim, na reserva do Tupé, que faz parte da zona rural de Manaus, porém só tem acesso via barco.
Com a pior seca de todos os tempos, com o rio hoje (23/10) com a cota recorde de 12,89 metros, de acordo com a medição do Porto de Manaus. Tatiana e sua família no vídeo mostra que por diversos momentos, a canoa que a família viajava encalhou em bancos de areia e como o Rio Negro está com uma cor amarelada por conta da lama. Ao sair do barco, Tatiana fica com medo de pisar em uma arraia, espécie de peixe que possuí em sua calda um ferrão que quando entra em contato com a pele humana, joga um veneno que produz uma dor insuportável.
Em um momento do vídeo ela explica “…eu nunca fui ferrada por uma arraia, mas a mamãe já e ela disse que a dor é insuportável”, por isso o medo da YouTuber. Em outro momento, ela avista uma arraia próxima ao bote, mas ela precisa descer para empurrar para tirar o mesmo do encalhe e sua filha está com muita febre.
O vídeo foi disponibilizado no canal da Tatiana Souza, no dia 06 de outubro, quando a cota do Rio Negro estava 14,79, e ainda não tinha batido a seca recorde dos últimos 126 anos, contando que para um vídeo entrar no ar, com certeza a ribeirinha deve ter editado e demorado mais tempo, deve ter sido produzido muito antes da data, ou seja, possivelmente, a comunidade que Tatiana vive com a família deva ser mais uma isolada devido a severa seca do Rio Negro e a estiagem.
Veja o vídeo no canal da youtuber ribeirinha: