A árbitra assistente, Anne Kesy Gomes de Sá, 31, passou pelo teste anual da Federação Internacional de Futebol Associado-FIFA, na noite desta terça-feira (04/09), na Vila Olímpica de Manaus. Única amazonense no quadro da instituição internacional, ela está apta para concorrer à lista de convocação para competições mundiais até 2024.
A árbitra falou sobre a realização do teste e revelou a honra de se manter em alto nível, mostrando a força e qualidade da arbitragem amazonense, principalmente feminina.
“Hoje foi um dia, realmente especial, pois concluímos a avaliação da lista FIFA 2023/2024. Agora, meu foco se volta para a próxima grande etapa: a convocação para o Pan-Americano. A preparação não para, e aqui, na Vila Olímpica, continuaremos trabalhando, incansavelmente até a data da viagem. Estou ansiosa para representar minha terra nesse torneio e estou determinada a dar o meu melhor, e trazer orgulho ao meu estado”, afirmou.
Anne, está há dois anos no quadro da FIFA, mas essa é a primeira vez que ela é avaliada em Manaus. Nos testes anteriores, a árbitra se deslocava a estados vizinhos. Por isso, mantém uma rotina, independente de prova, mas ela revela que um mês antes dos testes a vida muda.
“Com 30 dias antes do teste, começo a mudar a rotina de sono, passo a dormir mais, também mudo minha alimentação. O treinamento começa a ficar mais específico, eu treino mais velocidade, agilidade para aperfeiçoar. Passo a ir mais a fisioterapia. Na verdade, tudo muda, porém, meu cotidiano é apenas um: estar preparada sempre”, completou.
O preparador físico, credenciado pela Confederação Brasileira de Futebol-CBF, Jorge Reina, que acompanha a árbitra assistente há quase cinco anos, destacou a preparação e garantiu que a árbitra fez por merecer a aprovação.
“Foi um esforço contínuo, ao longo de um período extenso e, agora, estamos colhendo os frutos desse trabalho árduo e muita preparação. Ela tem o apoio da Federação e isso é fundamental. Anne é uma grande profissional, por isso, é a única do estado e todos os méritos são seus. É ela quem acorda cedo, treina incansavelmente, tem hora para acordar, se alimentar, cuida do corpo e da alma. Temos orgulho dessa amazonense”, finalizou.
O teste
Pela primeira vez, a avaliação da profissional foi realizada em Manaus. O teste físico foi dividido em três fases. A primeira, de agilidade, conhecida como coda. Em seguida, após descanso de dois minutos, veio o teste de velocidade, que foram cinco tiros de 30 metros. Depois, mais um descanso, dessa vez de sete minutos, para o último exame, o de resistência, que consistiu em 40 tiros de 75 metros, por 25 metros de caminhada em cada tiro.