A essência do cuidado, do serviço e do atendimento com empatia a todo cidadão que busca os serviços da Prefeitura de Manaus esteve no centro das atenções durante o treinamento baseado no método “Essência: o poder está em servir”, promovido pela Ouvidoria Geral do Município, em parceria com o Instituto Inspiração Hub da Amazônia, com a presença de aproximadamente 60 servidores que integram o sistema municipal de ouvidorias.
O Casarão da Inovação Cassina foi palco de uma tarde de dinâmicas inovadoras e de reflexões voltadas a relembrar os servidores públicos sobre o verdadeiro poder de exercer essa função na sociedade.
“A Ouvidoria abraça esse protagonismo de buscar um atendimento, um acolhimento de excelência das manifestações do cidadão de Manaus, promovendo tanto o crescimento profissional dos nossos servidores como também seu desenvolvimento como ser humano”, ressaltou o ouvidor-geral do Município, Nonato Oliveira.
Atento a todos os momentos da atividade, o controlador-geral do Município, Arnaldo Gomes Flores, compartilhou com os participantes as lições que guardou das atividades do treinamento e ressaltou o ineditismo da metodologia utilizada.
“Acordo todos os dias como um menino de 18 anos, com alegria enorme de viver, mas as reflexões de hoje me mostraram que ainda tenho muitas coisas a ajustar. Já participei de inúmeros treinamentos sobre liderança, mas confesso que esse me envolveu e causou um impacto especial”, disse.
As atividades foram conduzidas pelo treinador e diretor do Instituto Inspiração Hub da Amazônia, Raphael Cortezão, que conduziu os participantes, entre outras reflexões, a relembrarem de suas referências pessoas de humildade e serviço e se comprometerem publicamente, diante dos colegas, a atenderem todo cidadão como se estivessem recebendo a manifestação dessa pessoa especial.
“Estamos trazendo para Manaus um método inovador voltado para a gestão pública. É um grande prazer para nós, ex-servidores públicos, darmos a nossa contribuição para melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento aos cidadãos e a vida de quem serve essas pessoas”, disse.
O poder está em servir
O treinamento trouxe ainda reflexões sobre o desalinhamento de áreas da vida pessoal que impactam no desempenho do serviço público, como sono, alimentação, cuidado com o corpo, relacionamentos e espiritualidade.
“Todos nós trazemos em nossa essência exemplos fortes de equilíbrio, de humildade, de pessoas que se preocupam verdadeiramente com o bem-estar do outro. Muitas vezes nos perdemos dessa essência e nos fechamos. Nosso propósito com o treinamento é ajudar os servidores públicos a resgatarem em si a essência do servir com empatia”, explicou.
Atendimento público com empatia
Responsável por receber reclamações, denúncias, elogios e sugestões de quem usa os serviços da Prefeitura de Manaus, a Ouvidoria Geral do Município reúne servidores lotados nos órgãos da administração municipal, onde atuam como ouvidores setoriais no tratamento das manifestações recebidas pelos cidadãos, medindo o nível de satisfação dos usuários de serviços públicos.
Para os gestores do órgão, o treinamento voltado a resgatar a conexão com a essência dos ouvidores em servir o cidadão resultará em um atendimento mais humano e qualificado.