O papel do nutricionista no trabalho de orientação à população sobre os cuidados preventivos, sinais e sintomas das alergias e intolerâncias alimentares, foi destacado pela Prefeitura de Manaus, nesta quinta-feira, 31/8, quando se comemora o dia deste profissional. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu uma palestra no auditório Deodato de Miranda Leão, abordando o tema para os servidores que atuam diretamente no atendimento à população.
A abertura do evento foi realizada pelo subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, que assinalou o papel dos nutricionistas na promoção da saúde coletiva.
“Parabenizo todos os nutricionistas pela sua contribuição nas ações de saúde da Semsa. É um trabalho de orientação que é fundamental para promover saúde, evitar agravos e criar condições para que a população tenha qualidade de vida”, acentuou.
O nutricionista Bruno Corrêa, que possui especializações em nutrição clínica, esportiva, ortomolecular e em fitness avançado de musculação (Advanced Body Building Fitness), entre outras formações, apresentou o tema destacando que tanto os casos de alergia alimentar quanto os de intolerância a alimentos, tem sido recorrente nos atendimentos realizados pelos profissionais da área da nutrição.
Bruno explicou que a alergia envolve situações de inchaço nos lábios, orelhas, olhos, coceiras e vermelhidão na pele. A intolerância alimentar ocorre quando a pessoa ingere um alimento e sofre com problemas digestivos como diarreia, náusea e tonturas.
“Enquanto a alergia pode até ocasionar um choque anafilático, uma reação do organismo frente a um alérgeno, que pode até levar até a óbito, a intolerância pode ocasionar um mal-estar, mas após algum tempo, a pessoa já está bem. Mas ambos os casos exigem orientação e acompanhamento”, assinalou.
O papel do nutricionista na prevenção e orientação para que ambas as condições tenham controle por meio de dieta de remoção de alimentos alergênicos e substituição destes por outros que evitam carência nutricional, foi uma das orientações de Bruno para a condução de cada situação.
“É importante ressaltar que em ambos os casos, os sinais não são sutis. Inchaço, gases e dor de barriga são sintomas importantes que muitas vezes são ignorados ao longo da vida. Quando envelhecemos e o metabolismo desacelera e esses sintomas prejudicam a rotina, é que costumamos prestar atenção e nos cuidar”, explicou.
Lia Ferreira, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, pontuou que o cuidado deve ser redobrado com as crianças, sobretudo com relação aos fast foods, alimentos industrializados, que devem ser consumidos com cuidado.
“Nossa missão é justamente a de reforçar a importância de uma alimentação equilibrada sempre acompanhada por um nutricionista para a qualidade de vida. Problemas de altos níveis de níveis de glicose podem ser prevenidos ainda na infância fazendo uma boa alimentação”, pontuou.