A startup amazonense Faço a Conta, especializada em inteligência de negócios, com plataforma de gestão financeira, tributária e fiscal para micro e pequenas empresas (MPE’s), participou do 1º Roadshow realizado pela Osten Invest, no Casarão da Inovação Cassina no Centro Histórico de Manaus. O evento reuniu investidores e atores do ecossistema local de empreendedorismo e inovação para conhecerem a fintech e de que forma podem contribuir com a expansão das operações.
De acordo com uma das organizadoras do evento, Vania Thaumaturgo, CEO da Osten Digital, trata-se de um modelo de investimento “equity crowdfunding”, quando um conjunto de pessoas são convidadas para investir numa determinada startup por meio de cotas.
“A partir do momento em que os investidores acreditam no negócio, temos a obrigação de acompanhar o empreendedor em diversas etapas. Nosso objetivo é que através de mentorias e uma série de cuidados, o gestor consiga tornar o negócio dele promissor, alavancar seus negócios e assim, prosperar”.
Nesta 1ª edição realizada no dia 15 de Agosto, a Faço a Conta foi a escolhida para estrear o evento na cidade. Operando há pouco mais de um ano e ajudando quase 100 empresas a otimizarem sua gestão, a fintech precisou passar por um processo de acompanhamento com a Osten Invest, para que pudesse ficar apta a apresentar a plataforma, resultados e expectativas de crescimento para investidores no roadshow.
“Acredito que eventos como esse abrem portas e geram uma vitrine de oportunidades para que mais investidores locais e a nível nacional olhem para Manaus como um ecossistema de startups promissoras, que possuem o potencial de começar local, expandindo para todo o Norte e Nordeste, e que a médio e longo prazo escalem para todo o Brasil e quiçá para o Mundo!”, afirmou Léo David, CSO da Faço a Conta.
Proposta
A proposta foi oferecer aos investidores 40 cotas no valor mínimo de R$ 10.000,00 sem quantidade máxima de limite. A startup recebeu o lance inicial de R$ 40.000,00 de investimento, anunciada por Fabiano Nagamatsu, CEO da Osten Moove, presente no roadshow de forma online.
“Foi um momento muito importante para a Faço a Conta e também para o ecossistema de Manaus. Com o primeiro Roadshow realizado aqui na cidade, a nossa perspectiva é boa. Já temos conversado com alguns investidores… alguns que fizeram os aportes, e a gente imagina fechar o quanto antes essa rodada de investimentos para começarmos o nosso plano de expansão e assim, chegarmos em mais cidades”, celebrou Jonatha Oliveira, CEO da Faço a Conta.
Como investir
Os investimentos são feitos diretamente pelo site www.osteninvest.com.br , onde é possível ter acesso à informações sobre a startup e qual o percentual do aporte para se tornar parceiro. Para esse procedimento, o interessado deve realizar um cadastro, analisar as propostas e após a escolha, efetuar o pagamento como pessoa física ou jurídica. O acompanhamento do investimento será feito de forma trimestral por meio da plataforma.
Sendo o 1º Roadshow promovido pela aceleradora em Manaus, Thaumaturgo avalia de forma positiva essa primeira oportunidade que a cidade teve de receber esse tipo de evento.
“Pela conversa que eu tive pós evento, vi que que todo mundo assim como eu conversei gostou muito desse modelo de investimento. Por que, o que acontece? Acaba que a cota de investimento fica um pouco menor. Então, uma pessoa que diz ‘Ah eu não vou colocar meu dinheiro lá no CDI ou no Tesouro Direto, mas eu posso colocar numa startup e posso ter um um retorno muito maior’. Assim eles acharam super bacana esse novo modelo de investimento”, disse.
Inscrição para novas startups
Startups interessadas em passar pelo processo de acompanhamento com a Osten Digital, podem realizar um cadastro por meio do site www.ostendigital.com.br . Após as fases de capacitação e ajustes do negócio, as soluções inovadoras poderão ficar aptas a participar de um roadshow.
Para mais informações, basta acessar o site www.facoaconta.com.br ou as redes sociais @facoaconta .