Em nossa cidade onde temos um distrito industrial que tem um faturamento expressivo de mais de 42 bilhões no primeiro trimestre de 2023 de acordo a SUFRAMA – SUPERINTENDENCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS.
FONTE: citado portal valoramazonico.com
Esse processo de faturamento como demonstrado na imagem acima vem num crescendo expressivo e positivo. Muito bom tudo isso. No entanto e como se encontra o processo de contratação da mão de obra nesse ano de 2023? No trimestre abril, maio e junho de 2023 de acordo com relatório do IBGE temos 67.959 pessoas empregadas. Vejam abaixo o quadro oficial daquela instituição.
Porém, qual o número de profissionais maduros contratados? Quem chegou nessa idade entre 30, 40, 50 anos tem possibilidade de ser contratado normalmente? Esse tipo de profissional com toda a experiencia e vivência consegue na linguagem popular arrumar emprego com facilidade e regularidade?
Sabemos que nem sempre foi assim… e, quando já se chega na faixa dos 30 anos de idade, já se começa a perceber a dificuldade para se recolocar dentro das empresas. Hoje se sabe que se foi aquela época em que erámos contratados para passar a vida toda dentro de uma organização…hoje os tempos já são outros.
Agora um fato importante, já fazendo uma reflexão geral e, utilizando as informações do IBGE, é que de 2012 a 2023 a participação de pessoas nessa faixa etária na chamada “força de trabalho” passou de 38,6% para 45,1%. De acordo com esses dados hoje já são cerca de 11,5 milhões a mais de trabalhadores já alocados nas empresas e exercendo as funções dentro das organizações.
Nos parágrafos anteriores o que se identificou na prática? Uma política do chamado ETARISMO, ou seja, tem mais idade não serve. O que não procede. O profissional mais experiente já tem vivencia e responsabilidade para prestar o seu serviço de modo também efetivo e positivo dentro de uma organização. O nosso país está cada vez mais envelhecendo e isso é um fato.
Há um preconceito muito forte contra o profissional que tem mais idade. Esquecem-se que a experiencia, o jeito de lidar com os problemas, a forma de tratar o cliente interno e externo é um aspecto importante que vem com esse profissional mais maduro. Todos na verdade ganham.
Aqui o meu parabéns as empresas que possibilitam aos mais maduros terem oportunidade para continuarem trabalhando e eu me incluo nesse processo.
Abc a todos,
Até mais!